pele - Shutterstock

Proteja-se do vitiligo

O nosso organismo tem várias maneiras de sinalizar problemas de saúde. Uma delas é a mudança na coloração dos órgãos. Fique atenta para prevenir males

Máxima Digital Publicado em 14/04/2015, às 15h56 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

Quando as células de pigmento que dão cor à pele morrem, aparecem manchas brancas pelo corpo de tamanhos variados. Conhecida como vitiligo, a enfermidade atinge com mais frequência mãos, pés, braços, rosto e lábios. Apesar de a causa ainda ser desconhecida, os especialistas acreditam se tratar de uma disfunção autoimune, que leva o organismo a atacar as próprias células.

 + 5 dúvidas frequentes sobre câncer de mama

Infelizmente não há prevenção. “Porém, como em cerca de 30% dos casos a doença tem um histórico familiar, os parentes devem realizar um acompanhamento periódico para detectar o problema precocemente e iniciar o tratamento o quanto antes”, destaca a dermatologista Juliana Carnevale (RJ). É possível usar medicamentos que estimulam a repigmentação, laser, cirurgia e transplante de melanócitos. A necessidade de protetor solar (no mínimo 30) é grande, já que o risco de queimaduras aumenta.

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença