Vetado ou liberado: veja o que os experts dizem sobre - Shutterstock

Quem já teve trombose pode usar anticoncepcional? Descubra

Já é sabido que os anticoncepcionais combinados aumentam o risco de desenvolver o problema. Mas e para quem já teve a doença, é seguro voltar a usar anticoncepcionais?

Patrícia Affonso Publicado em 19/12/2017, às 10h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

Muito comum entre as mulheres, a pílula anticoncepcional é um método contraceptivo que utiliza a associação da progesterona e do estrógeno para impedir a gravidez. Porém, já foi levantado que o medicamento pode levar a complicações como a trombose, uma condição onde ocorre o desenvolvimento de um "trombo", um coágulo sanguíneo nas veias e que causa uma inflamação na parede do vaso. “A ligação entre a trombose e o anticoncepcional é que os hormônios dos anticoncepcionais alteram a circulação e aumentam o risco de formação de coágulos nas veias profundas, dentro dos músculos”, explica a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita (SP), angiologista e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

Assim, se para quem nunca teve trombose os anticoncepcionais podem ser um problema, para quem já passou por um episódio da doença o cenário é ainda mais sério. "O medicamento combinado, nesse caso, está proibido", diz a médica. Para essas mulheres existem outros métodos disponíveis que não ofereceem tal risco. São exemplos o DIU de cobre, o DIU hormonal, o implante de progesterona e a pílula de progesterona isolada.

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença