A síndrome do ovário policístico acomete mulheres em idade fértil - Shutterstock
Síndrome do ovário policístico

Saiba o que é a síndrome do ovário policístico e como tratá-la

Distúrbio hormonal acomete mulheres em idade fértil e desregula a menstruação

Laleska Diniz Publicado em 02/12/2022, às 10h00

 

A síndrome do ovário policístico (SOP) é uma das desordens endócrinas mais comuns em mulheres na idade reprodutiva. Segundo o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Síndrome de Ovários Policísticos, do Ministério da Saúde, esse problema atinge cerca de 6%-19% dessa população. 

“A SOP é um distúrbio hormonal que acomete mulheres em idade fértil. Nela, há a formação de diversos cistos (pequenas bolsas cheias de fluídos) dentro dos ovários, esses cistos contêm os óvulos imaturos – o que acaba atrapalhando a ovulação e a regularidade menstrual e pode dificultar a gravidez”, diz a Dra. Thais Ushikusa, ginecologista, obstetra e gerente médica de saúde feminina na Bayer Brasil. 

Nem todo mundo que tem microcistos apresenta a SOP, conforme explica a Dra. Evelyn Prete, ginecologista, obstetra e sócia-proprietária da clínica Alve Medicina. “É possível ter microcistos no ovário e não ter a síndrome. Para fechar o diagnóstico da síndrome usamos os critérios de Rotterdam, método utilizado na prática clínica para diagnosticar síndrome de ovários policísticos, atualizados em 2006”, ressalta. 

Causas da síndrome do ovário policístico 

A causa específica da síndrome do ovário policístico ainda não é conhecida. “Mas, na maior parte dos casos, a condição aparece devido a uma combinação de diversos fatores, tais quais: mudanças físicas, predisposição genética, resistência à insulina, elevação dos níveis dos hormônios androgênios, entre outros”, conta a Dra. Thais Ushikusa. 

Sintomas da doença 

De acordo com o Dr. Mauricio Abrão, ginecologista, professor de Ginecologia da FMUSP e Presidente da Associação Americana de Ginecologia Laparoscópica, os sintomas comuns da SOP incluem: 

No entanto, a Dra. Thais Ushikusa explica que apenas os sintomas não são suficientes para determinar a presença da doença. “O diagnóstico é feito através de história clínica, exames físicos e exames complementares como dosagens hormonais e ultrassonografia”, afirma a médica, que acrescenta: “De toda forma, as mulheres precisam estar atentas aos sintomas, pois a síndrome pode provocar predisposição ao desenvolvimento de diabetes, doenças cardiovasculares, infertilidade e, até mesmo, câncer do endométrio”. 

O tratamento da SOP deve ser feito com acompanhamento médico (Imagem: Shutterstock)

Tratamento para SOP 

A recomendação para o tratamento dessa doença varia de acordo com o quadro da paciente. Mas, geralmente, consiste em tratar os sintomas e prevenir as complicações. “O tratamento mais indicado é o uso das pílulas anticoncepcionais para regular o ciclo menstrual, a produção de sebo pelas glândulas sebáceas e os hormônios masculinos”, lista o Dr. Mauricio Abrão. 

Também há formas para driblar a dificuldade para engravidar causada pela doença. “Para as mulheres que sofrem com essa condição e desejam engravidar, o tratamento é feito com medicamentos para estimular a produção de óvulos, programação da relação sexual e técnicas de reprodução assistida, como a fertilização in vitro”, acrescenta o médico. 

As alterações no estilo de vida da paciente também são importantes. “A SOP está muito ligada à obesidade e resistência à insulina. Normalmente, a perda de peso e adequação de dieta restabelecem a função ovariana”, afirma a Dra. Evelyn Prete. 

Como prevenir a síndrome do ovário policístico 

Infelizmente não há uma forma de evitar a SOP. Entretanto, alguns cuidados são recomendados. “Como se trata de uma doença endócrino-metabólica complexa e, em alguns casos, com envolvimento genético, as mulheres em idade reprodutiva devem se atentar ao seu estilo de vida e hábitos. Isto é, manter o peso adequado, investir em uma dieta saudável, praticar atividade física e fazer acompanhamento médico”, destaca o Dr. Mauricio Abrão.  

 
 
bem-estar edicase saúde Saúde & Bem-estar

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença