Saiba o que é Transtorno do Espectro Autista, condição de Letícia Sabatella - Instagram
Transtorno do Espectro Autista

Saiba o que é Transtorno do Espectro Autista, condição de Letícia Sabatella

Após Letícia Sabatella falar sobre diagnóstico, especialista explicou o que é o Transtorno do Espectro Autista

Máxima Digital Publicado em 20/09/2023, às 10h00

Letícia Sabatella revelou que recebeu o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista. Para entendermos melhor a questão, a Máxima Digital convidou o psicólogo Alexander Bez explicou o que é a questão.

"O Transtorno do Espectro Autista é uma condição neurológica que faz parte do neurodesenvolvimento da pessoa. Qualquer pessoa pode ser diagnosticada, independentemente da idade. Atualmente, no mundo, 75 milhões de pessoas têm esse diagnóstico, o que não torna a doença rara e sim mais presente na humanidade, e o fato de estar mais presente torna as maneiras de controle e tratamento mais disponíveis, facilitando assim o dia a dia do paciente.", disse.

O especialista falou sobre os sintomas: "Usualmente, os sintomas ocorrem antes dos 18 anos, mas alguns sintomas poder aparecer em uma fase mais avançada da vida, geralmente porque estavam em um estado de dormência e não se manifestaram ainda ou por ser sintomas mais severos do que os já apresentados, mesmo que não tenham sido percebidos e/ou tratados.".

"No TEA, as apresentações dos sintomas podem ocorrer de maneira leve, moderada e severa. Em relação aos sintomas mais leves, as percepções podem não ser suficientes, dificultando assim o diagnóstico e complicando a vida da pessoa, precisamente por não ter esse diagnóstico ainda formado. No caso dos adultos, por conta do diagnóstico tardio, o TEA pode ser confundido com TDAH e hiperatividade, necessitando de um diagnóstico mais preciso.", disse ele.

O especialista continuou: "Evidentemente, se houver um diagnóstico mais cedo, a qualidade de vida da pessoa tende a ser mais agradável, por conta dos diversos tratamentos. Em relação aos sintomas, alguns que podem ser observados são: dificuldade de interpretação em relação às opiniões e pensamentos das pessoas; dificuldade em avaliar as expressões faciais e corporais das pessoas; dificuldade em regular as próprias emoções; dificuldades em lidar e aceitar novas rotinas, estando mais apto a ter interação com sua própria rotina; entre outros.".

"O tratamento para o autismo consiste em proporcionar uma melhor qualidade de vida ao paciente, minimizando as dificuldades e potencializando as qualidades, melhorando e efetivando essas capacidades, através de intervenções com terapias e psicoterapias.", finalizou o especialista.

 
 
 
Letícia Sabatella

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença