Aprenda a cuidar da beleza com tratamentos caseiros usando abacate - Freepik
Cuidados

Selfcare vegana: Aprenda a cuidar da beleza com tratamentos caseiros usando abacate

Dermatologista dá dicas exclusivas para as leitoras da Máxima se cuidarem durante a quarentena

Máxima Digital Publicado em 02/06/2020, às 14h41

Mais do que um ótimo ingrediente para fazer receitas doces e salgadas, o abacate pode ser um grande aliado na sua rotina de beleza. Pele e cabelos são beneficiados com suas substâncias antioxidantes e ganham hidratação extra com os óleos naturais da fruta.

“Você pode combiná-lo com outras frutas ou ingredientes para potencializar o efeito ou usá-lo sozinho para uma hidratação”, conta a dermatologista Ana Carolina Sumam, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

De acordo com a médica, o abacate ainda ajuda a prevenir estrias, rugas e celulite, por ser rico em vitamina C, que ajuda no metabolismo do colágeno, substância que dá firmeza à cútis. Pode ser usado em todos os tipos de pele, das secas às oleosas, pois contém vitaminas A e E, que ajudam a reparar os danos oxidativos.

“A fruta também tem antioxidantes, que ajudam a proteger e evitar o envelhecimento das células cutâneas, promovendo maior elasticidade e deixando a pele com aparência mais bonita e saudável. Além disso, ainda possui propriedades naturais de proteção solar”, completa.

Quando utilizado em máscaras para o cabelo, o abacate aumenta a hidratação dos fios, já que é muito rico em gorduras, vitaminas e aminoácidos, tornando os cabelos mais brilhantes e macios.

Para as leitoras da Máxima, a dermatologista mostra várias opções de máscaras veganas para a pele e para os cabelos, com produtos que você tem em casa. Aproveite as dicas e fique linda durante a quarentena!

MÁSCARAS FACIAIS

“Você pode optar por fazer uma máscara 100% de abacate, apenas amassando a fruta, aplicando no rosto e deixando-a agir por 10 minutos. Mas antes de começar, lembre-se de sempre lavar bem o rosto”, sugere Ana Carolina.

HIDRATANTE CORPORAL

“Os óleos naturais do abacate penetram profundamente na pele e podem funcionar como um potente hidratante para peles ressecadas. Basta amassá-lo até formar um creme e espalhar na área desejada. Deixe atuar por 15 minutos e lave com água morna”.

MÁSCARA CAPILAR

“Amasse um abacate com soro fisiológico até formar uma pasta. Lave os cabelos com shampoo, aplique nos cabelos úmidos e penteie para espalhar a mistura. Deixe agir por 15 minutos e enxague bem com água fria”.

EFEITO ANTI-OLHEIRAS

Por hidratar a pele, o abacate ajuda a retardar o aparecimento das bolsas abaixo dos olhos ou amenizá-las. Para um efeito ainda melhor, combine a fruta com aveia, que tem poder calmante e ajuda a suavizar o tom das olheiras.

“Junte três colheres de aveia a meio abacate amassado, misturando bem até formar uma pasta. Com o rosto limpo, aplique na região ao redor dos olhos e deixe agir por cerca de 30 minutos. Depois, retire com água corrente. Para melhores resultados, aplique a máscara diariamente”, sugere a dermatologista.

CREME PARA ESTRIAS

Por melhorar a elasticidade da pele, a mistura do abacate com a babosa pode ser um ótimo tratamento caseiro para suavizar o aspecto das estrias. Ana Carolina lembra que mesmo usando o creme, para que as estrias desapareçam por completo, é necessário combinar com tratamentos mais potentes em consultório.

“Misture meio abacate com um talo de babosa e uma colher de óleo de amêndoas até obter uma mistura homogênea. Aplique a máscara sobre os locais onde deseja suavizar as estrias massageando suavemente. Deixe agir por cerca de 20 minutos e enxague bem”, finaliza a médica, que indica essa mistura também para os cabelos.

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença