Pesquisadores brasileiros apresentam boas notícias para o HIV - Freepik
HIV

UM AVANÇO PARA A SAÚDE! Pesquisadores brasileiros apontam eliminação do vírus HIV de paciente

Este pode ter sido o primeiro caso de cura da doença sem o uso de transplante de medula óssea ou células tronco

Máxima Digital Publicado em 08/07/2020, às 11h04

A última terça-feira, 7, foi de grande evolução para a medicina. Um paciente soropositivo apresentou a eliminação do vírus após ser submetido a um tratamento com medicamentos orientados por um grupo de médicos e pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). A notícia foi dada na 23ª Conferência Internacional de Aids, que aconteceu em San Francisco, nos Estados Unidos, e foi transmitida via vídeo. 

Aos 34 anos, o homem recebeu seu diagnóstico positivo para a doença em 2012 e recebeu o coquetel de remédios baseada na terapia antirretroviral, aliada a outros medicamentos e vitaminas propostos pela equipe por 13 semanas.

Com o fim do tratamento, a carga viral do paciente foi analisada e a conclusão foi positiva: o corpo do rapaz não apontou a presença do vírus por mais 11 meses. Seus exames detectaram o DNA do HIV nas células e o exame de anticorpos estão negativos há 17 meses. 

Durante a Conferência, o trabalho realizado conquistou a atenção dos especialistas. Em uma entrevista à NAM Aidsmap, Andrea Savarino, médico do Instituto de Saúde da Itália Andrea Savarino, responsável por coliderar o teste declarou:"Este caso é extremamente interessante, e realmente espero que possa impulsionar pesquisas adicionais para uma cura do HIV".

Em uma entrevista concedida ao R7, o paciente, que preferiu não se identificar, afirmou que está muito emocionado com a conquista, afinal este é o desejo de milhões de pessoas que enfrentam a mesma situação que ele."É uma segunda chance de vida", declarou. 

De acordo com os especialistas, ainda é cedo para afirmar se a cura da Aids foi realmente encontrada, mas esse é um grande passo em busca de sanar a doença no mundo. 

Outros pacientes foram submetidos ao tratamento e não apresentaram resultados semelhantes ao deste rapaz. 

 

 

 

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença