Diane Neubüser - Foto Shutterstock

Vacina contra HPV

Em todo o mundo, uma em cada dez pessoas estão contaminadas com o vírus. São mais de 630 milhões de pessoas. Ainda assim, no Brasil a taxa de vacinação é baixa. Entenda a importância de proteger as crianças

Diane Neubüser Publicado em 14/06/2017, às 08h46 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

HPV (Human Papiloma Virus) é um vírus que atinge a pele e as mucosas dos portadores, podendo causar verrugas e lesões precursoras de diversos tipos de câncer (como o de colo do útero, garganta e ânus). Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 630 milhões de pessoas estão infectadas. No Brasil, estima-se que entre 9 e 10 milhões de pessoas sejam portadoras do vírus e que 700 mil novos casos sejam registrados a cada ano. Estima-se que 80% da população sexualmente ativa vá contrair HPV durante a vida e uma parte dela desenvolverá doenças significativas.

Apesar dos números preocupantes, no Brasil apenas 44% das meninas de 9 a 11 anos tomaram a segunda dose, o que deixa a população vulnerável. Por isso os ministérios da Saúde e da Educação convocaram os municípios a aderirem ao novo programa “Saúde na Escola”, cujo prazo de adesão expira hoje (14/06). Entre as 12 ações dedicadas à educação em saúde, está a atualização vacinal dos estudantes com a visita de profissionais de saúde às escolas. Quem tem crianças nessa faixa etária na família também pode procurar um posto de saúde para se informar sobre a vacinação.

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença