Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
LGBT / LGBT

Erika Hilton propõe PL para correção de nome e gênero sem custos

O projeto, chamado “Respeito Tem Nome”, pretente eliminar as taxas de reconhecimento da identidade de gênero

Máxima Digital Publicado em 27/10/2023, às 09h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Erika Hilton propõe PL para correção de nome e gênero sem custos - Instagram
Erika Hilton propõe PL para correção de nome e gênero sem custos - Instagram

Na última terça-feira, 24, a deputada Erika Hilton apresentou na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei que tem a pretensão de garantir os direitos das pessoas transsexuais e travestis de terem seus nomes e gêneros modificados nos documentos de forma gratuita.

De acordo com a deputada, nos dias de hoje, as taxas para realizar a retificação dos dados no registro civil pode chegar a R$1,5 mil, o que, por conta do valor, acabada impossibilitando que pessoas trans e travestis, especialmente os mais próprios, tenham direito a essa mudança.

A PL, de número 5123/2023, criou um programa chamado Respeito Tem Nome, que tem o objetivo de fornecer a retificação gratuita dos dados nos documentos das pessoas da comunidade LGBTQIAPN+. Além disso, a PL também obriga o Estado a reconhecer a identidade de gênero dessas pessoas.

Para Erika, preservar o direito ao próprio nome e gênero às condições financeiras é negar o mínimo de direito para pessoas trans e trevestis. Agora, o projeto segue para análise nas comissões da Câmara antes de ser votado em plenário.