Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
LGBT / Maquiagem

Maquiagem sem gênero: Especialista comenta a tendência que aposta na diversidade

O maquiador Emerson Damas falou sobre a tendência da 'maquiagem sem gênero'

Máxima Digital Publicado em 24/03/2023, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Maquiagem sem gênero: Especialista comenta a tendência que aposta na diversidade - Divulgação
Maquiagem sem gênero: Especialista comenta a tendência que aposta na diversidade - Divulgação

Depois do mercado da moda, a próxima a ultrapassar as barreiras de gênero é a maquiagem. Lá em 2018, o Future Laboratory, uma das maiores agências de coolhunter de tendências do mundo, previu a quebra dos estereótipos que redigem a masculinidade, trazendo uma maior flexibilidade para as questões de gênero. Os principais precursores dessa nova trend são a Gen Z, que propagam suas ideias por meio das grandes redes sociais, principalmente Instagram e TikTok.

Emerson Damas é parte disso. O maquiador e influenciador, que tem mais de 2 milhões de seguidores nas suas redes sociais, e disse que, mesmo que agora esteja impactando as pessoas, o seu desejo de fazer diferente começou lá atrás.

"O mundo artístico sempre foi minha paixão. Quando eu era mais novo, participei de um projeto que me fez evoluir muito como artista, todos os dias rolavam aulas de canto, dança, teatro e a que eu mais amava, técnicas de desenho e pinturas em telas", conta. "Aos meus 16 anos, comecei a criar conteúdos de desenho para a internet, aos poucos acabei me encontrando no mundo da maquiagem artística.", falou.

E mesmo que o espaço esteja ficando pequeno para tantos criadores de conteúdo homens, o influenciador revela que isso não é uma competição.

"Antes dava para contar nos dedos a quantidade de creators homens, hoje tem vários que arrasam muito, inclusive consumo e me inspiro na maioria deles!", comentou.

Em relação à maquiagem, Emerson apontou que os homens ainda têm muita resistência ao uso de maquiagem, e que usam apenas o básico do básico.

"Mas eu acho que maquiagem nada mais é do que uma forma de realçar nossa beleza. Até para mim, e mesmo o meu conteúdo sendo bem desconstruído, o público maior é de mulheres.", comentou.

Apesar da perspectiva do presente, Emerson se diz esperançoso com o futuro das maquiagens agênero.

"Hoje em dia, há vários criadores de conteúdo homens desconstruindo cada vez mais o mercado e mostrando que todos podem usar e abusar das makes", comentou.

E se o questionamento é como aproveitar a tendência no dia a dia, o influenciador revela que a maquiagem deve ser usada como forma de expressão. "Seja criativo", aconselhou.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!