Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
LGBT / Cultura

Projeto FotoNem habilita pessoas LGBTQIAP+ em situação de vulnerabilidade no Rio de Janeiro

O projeto foi criado pela fotógrafa Hevelin Costa e resultará em uma exposição coletiva no inicio de 2024

Máxima Digital Publicado em 24/08/2023, às 13h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Projeto FotoNem habilita pessas LGBTQIAP+ em situção de vulnerabilidade no Rio de Janeiro - Instagram
Projeto FotoNem habilita pessas LGBTQIAP+ em situção de vulnerabilidade no Rio de Janeiro - Instagram

O projeto FotoNem tem o objetivo de reescrever histórias de pessoas que sofrem com a exclusão na sociedade, o programa ajuda no desenvolvimento da linguagem, arte, empreendedorismo, relações sociais e comunicação da comunidade LGBTQIAP+ no Rio de Janeiro.

Desde junho desse ano, o projeto, criado pela fotógrafa Hevelin Costa, está no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica nas tardes de quarta-feira e recebe 30 pessoas da comunidade LGBTQIAP+ em situação de vulnerabilidade.

“Quando a CasaNem surgiu eu entendi a importância de ter formação em fotografia pra comunidade LGBTQAPN+ porque você via muito fotógrafo ‘cishétero’ indo fotografar as pessoas que viviam ali na casa. As pessoas participavam do projeto, mas a gente não sabia para onde iam essas fotos, não tinha um contrato”, contou Hevelin no podcast Papo Reto.

Com esse ponto de vista, a fotógrafa notou uma oportunidade de capacitação, gerando a possibilidade de renda e autonomia financeira dessas pessoas que, em sua maioria, fazem parte das comunidades trans e travestis.

Íra Barillo, um dos professores do projeto, disse: “Foi muito interessante observar a turma olhando para esses espaços como de possibilidades de criação de imagem. A gente foi pesquisando tanto o aspecto de composição de imagem, tanto como que se organiza para fotografar, esses aspectos técnicos, quanto o que significa fotografar na rua”.

Os trabalhos feitos no Laboratório FotoNem visa a criação de um repertório que encorpará uma exposição coletiva, com imagens produzidas pela turma.

Em conversa com o Planeta FODA, Hevelin afirma que a escolha das obras acontecerá de maneira colaborativa, já que “a curadoria faz parte do processo de aprendizagem da turma”. A exposição dos projetos está prevista para ser realizada em janeiro de 2024 no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, localizado no centro do Rio de Janeiro.