Dia Internacional do Orgulgo LGBTQIA+: Conheça a história por trás desta data - Freepik
Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+: Conheça a história por trás desta data

Separamos alguns motivos pelos quais precisamos celebrar esse momento histórico

Máxima Digital Publicado em 28/06/2021, às 15h41

Em 28 de junho de 1969, o bar Stonewall Inn em Nova York, nos Estados Unidos, marcou uma era. O local era um ambiente frequentado por pessoas marginalizadas pela sociedade. 

Nesta data, policiais entraram no local com o argumento de que estariam vendendo bebidas alcoólicas, o que não era permitido. Eles agrediram e prenderam funcionários e frequentadores do bar que não usavam, pelo menos, três peças de roupas. 

No total, 13 pessoas foram detidas. Porém, a história ganhou um rumo diferente. A união dessas pessoas deixadas de lado pela sociedade fez com que elas se juntassem para jogar moedas, garrafas e pedras nos policiais. 

Foi então que alguém arremessou um pedaço de jornal com fogo no local e deu início a um incêndio. Os policiais que atuavam no local usaram uma mangueira de água para tentar controlar as chamas e jogaram o líquido na multidão. 

A comunidade LGBTQIA+ da cidade de Nova York, que até então se escondia pelo preconceito, foi às ruas e mostraram sua força. Por seis dias consecutivos, eles protestaram nos arredores do Stonewall Inn

Na manhã seguinte, quando o último policial deixou o bar, a equipe do local anunciou que eles voltariam a funcionar normalmente. 

Mais uma vez, os manifestantes foram às ruas para lutarem por seus direitos e segurança de frequentar o Stonewall Inn. 

Os apoiadores da causa demonstrava um grande orgulho de ser quem eram e levantavam a bandeira de que todos merecem respeito. 

"Mãos dadas, beijos e poses acentuavam cada um dos aplausos com uma libertação homossexual que havia aparecido apenas fugazmente na rua antes", narrou o jornalista Lucian Truscott IV em uma reportagem especial publicada no no jornal Village Voice na época. 

Em 2015, mais um passo importante para a história aconteceu. A prefeitura de Nova York tombou o Stonewall Inn como um monumento histórico da cidade. 

No ano seguinte, em 2016, o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama decretou que o bar é o primeiro monumento nacional dedicado aos direitos dos LGBTQIA+.

Desde então, o dia 28 de junho se tornou o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. 

do LGBTQIA+ Orgulho Dia Internacional

Leia também

Prefeitura de Paris sai em defesa de drag que carregará a tocha


Onda de calor? Vem ver as fotos refrescantes de Terry Hastings


Escritora lança livro como mãe de homem trans com relatos de outras mães


Bahia quer proibir contratação de condenados por homofobia


Vai ter brasileira no júri do Queer Palm, em Cannes!


STF marca data para discutir uso de banheiros por pessoas trans