Comer os alimentos certos no dia seguinte ajuda o organismo a se reestabelecer - iStock
Carnaval

10 alimentos que combatem a ressaca pós-Carnaval

Hidratação e alimentação adequada amenizam desconfortos depois da folia

Raquel Maldonado Publicado em 13/02/2018, às 15h46 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

Os foliões que abusam logo sentem os efeitos na quarta-feira de cinzas. O resultado do consumo exagerado de álcool é um terrível mal-estar no dia seguinte. Segundo a nutricionista funcional Regina Moraes Teixeira, alguns cuidados antes e durante a festa ajudam a minimizar o estrago. “Se a pessoa se alimentar bem e se hidratar o tempo todo, não sentirá os incômodos. Então, nunca beba de estômago vazio", orienta a especialista. Além disso, consumir os alimentos certos no dia seguinte faz com que o organismo se restabeleça mais rápido.

Os sintomas clássicos
"O álcool agride muito as paredes do estômago, sobrecarrega o fígado, afeta o sistema nervoso e ainda causa desidratação”, explica Regina. As consequências mais comuns são náuseas, dores de cabeça, sensação de queimação no estômago e de fraqueza.

10 alimentos pra tratar a ressaca

1- Gengibre: tem ação antiemética (reduz náuseas e vômitos), anti-inflamatória e desintoxicante, por isso ajuda a melhorar o desempenho do sistema digestivo.

2- Água de coco:  hidrata e repõe os nutrientes perdidos com o excesso de álcool.

3- Hortelã:  melhora a digestão e alivia dores estomacais, além de combater o mau hálito, que é muito comum após o excesso de álcool.

4- Melão: como possui muita água em sua composição, ajuda a hidratar e a eliminar toxinas. Também é fonte de diversas vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo, como o potássio e o fósforo.

5- Banana:  diminui a azia, pois possui um antiácido natural em sua composição. Também tem potássio, que equilibra a quantidade de água no corpo.

6- Laranja:  melhora as dores de cabeça e abre o apetite.

7- Acerola: rica em vitamina C, possui ação antioxidante, além de ter compostos que combatem perda de apetite, palidez e sonolência.

8- Quiabo: rico em fibra solúvel, estabiliza os níveis de açúcares no sangue. Tabém tem psyllium, que age como um probiótico, ajudando na recuperação do sistema digestivo.

9- Abóbora: ajuda na digestão e a manter uma produção eficiente de energia.

10- Canela: melhora transtornos digestivos, já que possui ação anti-inflamatória e antiespasmódica (combate cãibra e espasmos no estômago, intestino e bexiga).

Chá cura-ressaca

Ingredientes
1 xícara (chá) de água
1 canela em pau
1 pedaço do tamanho de uma moeda de gengibre
Mel ou açúcar mascavo a gosto

Preparo:
Coloque água, a canela e o gengibre numa panela e deixe ferver por 10 minutos. Coe e, se quiser, adoce com mel ou açúcar mascavo. Vá bebendo durante o dia.

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença