Procure a melhor linha terapêutica, a que mais combina com você e amplie os seus horizontes mentais. - iStock

5 dicas de como aumentar a imunidade

Entenda quais são os hábitos que fazem a diferença no organismo

Gabriella Gouveia Publicado em 02/02/2017, às 11h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

É fato que as mudanças físicas nos seres humanos é algo natural com o passar dos anos. Entretanto é possível cuidar da forma e da mente e ter a almejada longevidade. O ritmo de envelhecimento depende da carga genética do indivíduo e da sua rotina. Algo interessante é que a segunda variável é a forma como cada um conduz o seu dia a dia, isso pesa mais do que os genes.

Logo, as escolhas que cada ser humano faz é um dos fatores mais importantes quanto ao envelhecimento e o aumento da imunidade. A trinca: estilo de vida, prática esportiva e alimentação é o fio condutor para uma vida mais tranquila. Parece simples, porém quando praticamos exercícios ou queremos nos alimentar melhor surgem dúvidas.

Pensando nisso, o especialista e diretor da Sterilair, Felipe Prado dá 5 dicas de hábitos simples para adultos e idosos adotarem e melhorarem a sua imunidade:

1. Durma 8 horas por noite e tenha um esterilizador no quarto

Dormir pouco é um dos principais vilões para a queda da imunidade. Quando começamos a envelhecer precisamos de mais energia para desempenhar funções básicas do dia a dia. Logo, dormir repõe essa energia. Além disso, é importante ter um esterilizador no cômodo, pois os idosos tendem a ter uma queda da imunidade onde uma simples gripe pode evoluir para uma pneumonia. A prevenção ainda é o melhor remédio!

2. Consuma castanha do pará, tomate, melancia, entre outros ( Poderosos antioxidantes)

Não é apenas a sua pele que vai agradecer o consumo desses alimentos. O seu metabolismo melhora e a sua aparência só tem a ganhar. Isso porque uma má alimentação acarreta a oxidação celular levando a desidratação e o enrugamento da pele. Esses alimentos possuem componentes que os classificam como antioxidantes orais e impedem esse processo de oxidação. O idoso fica hidratado e a pele fica menos flácida.

3. Pratique exercício físico (Atenção aos sapatos, frequência e ambientação)

É importante a prática de exercício e/ou esportiva, mas a observação de alguns pontos é o que faz a diferença para o exercício ser benéfico:

- Vestuário: as roupas devem ser leves e os sapatos confortáveis para não ocorrer quedas. Devem ter uma sola lisa, que não escorregue;

- Comece devagar e consulte um médico antes de iniciar qualquer atividade física;

- Conheça o local em que vai realizar a atividade para evitar quedas;

- Sempre faça os exercícios de aquecimento para evitar lesões.

4. Faça terapia

O ditado: mente sã, corpo sã é muito real. Aumentar a imunidade está ligado a hábitos alimentares e também mentais. Muitas doenças são sintomáticas, isto é são desencadeadas devido ao estresse e falta de conhecimento de si próprio. Procure a melhor linha terapêutica, a que mais combina com você e amplie os seus horizontes mentais. Faça terapia!

5. Exercite o seu cérebro

É normal com o passar dos anos esquecermos alguns episódios da nossa vida. As alterações da memórias é algo natural. Entretanto, há algumas atividades que diminuem essa tendência: leia, escreva, converse, faça palavras cruzadas, aprenda um novo idioma, entre outras coisas. O importante é manter a mente ativa.

 

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença