Exageros nas confraternizações com família e amigos podem estragar seu fim de ano - Shutterstock

5 Dicas para não extrapolar nas festas de final de ano

Especialista ensina cuidados para se divertir sem esquecer da saúde

Gabriella Gouveia Publicado em 21/12/2016, às 11h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

Com a chegada das datas festivas, inúmeras comemorações, viagens e excessos são esperados, mas isso não quer dizer que podemos exagerar e descuidar da nossa saúde. Por isso, é importante tomar alguns cuidados para não acabar com as comemorações de final de ano. Para aproveitar as festas sem correr riscos, o Dr. Aier Adriano Costa, coordenador da equipe médica do Docway, sugere atenção em alguns pontos:

 

1) Beba muita água

Durante essa época do ano, com os dias normalmente mais quentes, o cuidado com a hidratação deve ser redobrado, já que o corpo elimina naturalmente mais líquidos e sais minerais do nosso organismo, por isso a ingestão de água é tão importante, mas se você é daqueles que não consegue tomar a bebida com facilidade, Dr. Aier dá outra dica. Uma boa opção para os dias de calor é a água de coco, que, além de conter baixo número de calorias tem uma composição natural semelhante a do soro fisiológico, hidratando o organismo com mais eficácia.

 

2) Cuidado com o que você come

Outro sintoma comum nos dias de calor é a falta de fome, porém, é muito importante que a pessoa se alimente para não correr riscos. O melhor jeito para driblar o problema é consumir alimentos leves e de fácil digestão, como por exemplo, saladas, frutas, legumes, carnes magras, tomando cuidado com os petiscos e sobremesas, que são naturalmente mais pesados e de difícil digestão.

 

3) Mantenha sua rotina e horários

É muito comum que nessa época do ano as pessoas abram mão da sua rotina e dos seus horários, acordando mais tarde e programando atividades ao longo do dia que não fazem parte de seus hábitos, afetando também sua saúde. Se você consegue manter o controle, sair da rotina pode não trazer consequências, mas, existem pessoas que, quando saem do ritmo normal, acabam exagerando. É importante descansar e se divertir, mas estabelecer horários mais próximos aos do seu dia a dia evitam maiores riscos.

 

4) Atenção à conservação dos alimentos

No verão, os alimentos podem perecer mais rapidamente. Por isso, quando for comprar os alimentos para as festas como frutas, verduras e legumes, é bom verificar o seu estado geral, evite alimentos que estiverem amassados, batidos e manchados. Cuidado também ao armazená-los, já que o consumo de alimentos deteriorados ou mal conservados pode levar a intoxicações alimentares, estragando a sua festa.

 

5) Cuidado com aquela cervejinha a mais

Especialmente nas festas de final de ano, bebidas alcoólicas são consumidas com maior frequência, como a cerveja e a caipirinha.  O problema é que além do álcool ser calórico, quando ingerido em grandes quantidades, pode levar à desidratação, já que a o conteúdo "retira" a água das células, agindo como um diurético, estimulando a perda da hidratação pelo organismo. Uma dica para quem quer aproveitar as festas sem exageros é intercalar a bebida alcoólica com o consumo de água, para ajudar o organismo a manter-se hidratado e não passar do ponto.

 Divirta-se, mas sem descuidar da saúde! Nada melhor que aproveitar a vida. Com tantas comemorações, comidas e bebidas gostosas, fica muito difícil resistir, devemos sim, nos divertir e aproveitar esses eventos, mas o equilíbrio é fundamental para que 2017 comece como todos queremos: com o pé direito!

 

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença