45% das pessoas ativas sexualmente não utilizam preservativos - Shutterstock

5 motivos para usar camisinha no Carnaval e curtir com responsabilidade

Especialista explica a importância da prevenção

Gabriella Gouveia Publicado em 15/02/2017, às 13h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

É uma folia só! Afinal, Carnaval é uma das festas mais aguardadas pelos brasileiros. Micaretas, blocos de rua, desfiles, praia, sol e beijo na boca. Segundo dados do Ministério da Saúde 45% das pessoas ativas sexualmente não utilizam preservativos. Diante deste dado alarmante, a especialista do programa Mulheres Bem resolvidas, Cátia Damasceno, explica os motivos do uso da camisinha ser item indispensável nas relações sexuais, no Carnaval e no ano todo!

 1- Previne DST/AIDS –A camisinha evita a troca de secreções genitais e orais, prevenindo assim contra as doenças sexualmente transmissíveis como a AIDS, sífilis, hepatite B, herpes genital, gonorreia entre outras.

2-    Gravidez indesejada – Todos os métodos contraceptivos têm uma taxa de falhas. Adicionando a camisinha na prática sexual a eficácia pode chegar mais perto de 100%.

3-     Não tem contraindicação –Há casos de alergia ao látex, item principal na fabricação da camisinha. Contudo, hoje já existe preservativo próprio para quem sofre deste tipo de alergia.

4-    Apimenta a relação – O  mercado oferece diversos tipos de preservativos. Cores, sabores, que esquenta e esfria e também que prolonga a relação. Até camisinhas de LED existem para animar e muito a relação.

5-    Amor próprio – Usando preservativo você está respeitando e protegendo o próprio corpo saindo de situações que oferecem risco à saúde.  

 

 

 

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença