Diminuir o stress também ajuda a ficar longe do problema - Shutterstock

Abaixo a hipertensão! Veja maneiras naturais de manter a pressão sob controle

Estima-se que um em cada quatro brasileiros sofra desse mal, que independe de sexo e idade

Máxima Digital Publicado em 27/01/2015, às 10h49 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

Quando o medidor marca um número igual ou maior que 14 por 9, significa que a pressão arterial está alta. Os sintomas passam por tontura, dor de cabeça e visão embaçada. O principal motivo para o aumento está no fato de os vasos sanguíneos ficarem mais resistentes (ou contraídos), reduzindo o espaço para a passagem do sangue. “O coração e os vasos podem ser comparados a uma torneira aberta e ligada a vários esguichos. Se fechamos a ponta dos esguichos, a pressão acaba subindo. Isso machuca a camada que recobre os vasos, entupindo ou rompendo-os”, explica a nefrologista Frida Plavnik, diretora científica da Sociedade Brasileira de Hipertensão. Resultado: a pessoa pode desenvolver uma doença cardíaca, sofrer um derrame cerebral ou ter alterações nos rins (problemas na filtragem e até a paralisação dos órgãos). Porém, embora essas situações sejam realmente graves, elas podem ser evitadas com hábitos de vida saudáveis e um acompanhamento médico regular. Como não poderia deixar de ser, manter uma alimentação adequada é a principal arma para a longevidade.

Dieta de controle
O programa DASH (sigla para Abordagem Dietética para Parar a Hipertensão), criado por um instituto americano que estuda o coração, os pulmões e os vasos sanguíneos, incentiva o consumo de alimentos ricos em potássio, cálcio e magnésio. Motivo: pesquisas mostram que esses minerais reduzem em 14% o desenvolvimento de hipertensão e ainda auxiliam na prevenção do colesterol alto. “Quando o sódio circula em níveis muito elevados no organismo, os rins tentam eliminá-lo pela urina, mas para isso eles precisam de boas quantidades de potássio e magnésio”, conta a nutricionista Isabel Andrade, da Venutri (SP).

Encha a sua despensa de:

MAGNÉSIO
A quantidade indicada para consumo diário é de 350 mg. Boas opções: espinafre, amêndoa, banana, aveia, avelã, castanha-do-pará, leite desnatado, feijão-preto, acelga, alcachofra, quiabo, beterraba, abacaxi e abacate.

CÁLCIO
Um adulto necessita de 1000 mg do mineral todos os dias. Consuma leite desnatado, queijo de minas, couve, aveia, amêndoa, peixes (lambari, manjuba e pescada), camarão, tofu processado, iogurte, brócolis, folhas de beterraba e fi go fresco e seco.

POTÁSSIO
A ingestão deve ser de 4,7 g por dia. Invista em abacate, feijão, lentilha,  batata, farinha de mandioca e de soja, amendoim sem sal,  peixes em geral, beterraba e cenoura cruas, chicória, catalonha, couve, espinafre, brócolis, banana, cupuaçu, maracujá, romã e tamarindo.

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença