Entenda o que ocorre durante o sono e colabora com o problema - Shutterstock

Afinal, por que acordamos com mau hálito?

Ninguém escapa disso. Entenda a razão por trás desse odor desagradável nas manhãs

Máxima Digital Publicado em 10/03/2018, às 15h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

Mesmo para quem é extremamente cuidadoso e realiza uma higienização completa não tem jeito: o mau hálito matinal teima em aparecer. Quem explica a razão disso é a dentista Rosane Menezes Faria, da Odonto Empresas. "O odor está relacionado à brusca diminuição da salivação que acontece durante o sono. Isso, aliado ao ambiente úmido e com pouca movimentação que é a parte interna da boca, causa um aumento considerável da proliferação de bactérias locais. À medida em que elas se alimentam de micropartículas de comida que, inevitavelmente, permanecem nos dentes, ocorre a halitose”, diz.

Há outro agravante: o longo período de jejum que passamos enquanto estamos dormindo. “Quando ficamos muito tempo sem ingerir nenhum tipo de alimento, o organismo começa a liberar ácidos graxos, substâncias que, automaticamente, geram o mau hálito”, completa. 

Dá para evitar?
Acordar com o hálito fresco é praticamente impossível. Mas algumas medidas podem melhorar a situação. "Nunca deixe de realizar a higienização completa da boca e língua antes de dormir e não se esqueça do fio dental. Beber bastante água antes de dormir também é fundamental, pois quando deixamos de ingerir o líquido, as glândulas salivares não produzem a quantidade de saliva adequada”, afirma.
Como já mencionamos o jejum como um problema, vale destacar que você não deve ir dormir de barriga vazia. Algumas escolhas são aliadas nesse caso. “Alimentos como maçã, cenoura e pepino, quando comidos crus e com casca, realizam uma espécie de raspagem dos dentes que complementa a ação de limpeza do fio dental. Assim, impedem o acúmulo de bactérias que causam odores indesejados, principalmente enquanto estamos dormindo”, finaliza a expert.

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença