Após Andressa Urach revelar que sofre com Transtorno Borderline, psicólogo explica o que é essa Síndrome - Instagram
Saúde mental

Após Andressa Urach revelar que sofre com Transtorno Borderline, psicólogo explica o que é essa Síndrome

Alexander Bez falou sobre como lidar com a questão e quais são os tratamentos indicados

Máxima Digital Publicado em 29/09/2021, às 13h00

Andressa Urach foi muito transparente com relação à sua saúde mental. A Miss Bumbum disse que chegou a ser internada em uma clínica psiquiátrica para tratar sua Síndrome de Borderline. 

O psicólogo Alexander Bez explicou o que é essa questão: "Para começar, o diagnóstico de Síndrome de Borderline é um diagnóstico muito difícil, porque ela é uma doença tão complexa que ela se confunde com outros transtornos, como o de bipolaridade, transtornos depressivos, transtornos de humor, de ansiedade, entre outros. Ela tem uma extensa gama de fatores que pode causar uma confusão muito grande, então, o diagnóstico tem que ser feito por alguém muito especializado e que realmente entenda de Síndrome de Borderline.".

"Essa síndrome é uma condição mental de ordem psiquiátrica e não de ordem psicológica, mas ela também ‘pega’ algumas partes cerebrais psicológicas, de saúde mental, justamente porque elas são influenciadas negativamente pelo comprometimento da parte psiquiátrica.", explicou.

O especialista falou sobre os sintomas da doença: "A Síndrome de Borderline impacta essencialmente o modo da pessoa de pensar e de sentir, e o modo de ser dessa pessoa. Não só em relação a ela mesma, mas em relação a todos os outros que compõe ali seu universo. O problema é que todos esses fatores juntos causam uma demanda muito negativa no pragmatismo diário, que vai ser duramente afetado. As questões de autoimagem e autoestima também são comprometidas, as relações a dois, uma sobrecarga emocional psicológica é acarretada na vida da pessoa, a instabilidade de altos e baixos é muito comum, quem tem essa síndrome pode ter medo, consciente ou inconsciente, de ser abandonado, pode ter ataques de impulsividade e até impulsões que resultem em agressões verbais ou físicas.".

As mulheres grávidas também são impactadas pela doença, como é o caso de Andressa. Dr. Alexander falou como essa questão funciona para uma gestante. 

"Nas mulheres grávidas, como a Andressa Urach, que já tenham o diagnóstico de Síndrome de Borderline, isso é altamente potencializado, porque, por conta da descarga hormonal que a mulher grávida já tem, essas alterações de humor vão realmente dimensionar bastante todos os sintomas.", disse. 

A Síndrome de Borderline tem tratamento. O especialista orientou: "Tentar controlar com terapia, com atividades que a pessoa goste, atividades que possam preencher seu tempo, reuniões em grupos psicológicos, exercícios físicos também ajudam muito, no caso das grávidas, ginásticas permitidas para gestantes e ver com acompanhamento médico quais remédios que ela pode tomar. Cuidar da saúde mental é essencial, é uma síndrome que precisa ser cuidada, é preciso de amparo, conscientização e atenção sempre com quem tem essa síndrome é muito importante, para que ela se seja nutrida emocionalmente.".

Síndrome de Borderline Andressa Urach Alexander Bez

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença