A alta quantidade de vitaminas C e E, junto com os polifenóis, agem como potentes antioxidantes - Foto Shutterstock

As propriedades da pitaya

Ela hidrata, ajuda a desenvolver o cérebro, é antioxidante... Conheça outros benefícios que a fruta oferece para a saúde

Diane Neubüser Publicado em 19/04/2017, às 07h34 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

Segundo a nutricionista Chris Castro, a pitaya contém uma grande quantidade de água – que auxilia na hidratação da pele. Já suas sementes colaboram para o fortalecimento, crescimento e desenvolvimento saudável do cérebro, pois possuem alto conteúdo de ômega 6. Na polpa, encontram-se os oligassacarídeos, carboidratos que atuam como prebióticos e colaboram para a saúde das células intestinais. Enquanto a alta quantidade de vitaminas C e E, junto com os polifenóis, agem como potentes antioxidantes.

Comer uma pitaya por dia também ajuda a controlar os níveis de colesterol e da pressão sanguínea, controla a glicemia, inibe o crescimento de melanomas e age em prol da firmeza da pele. Por apresentar baixo teor calórico, o alimento pode ser usado como aliado no controle do peso.

Entre os benefícios para os homens, a fruta pode aumentar a quantidade e qualidade de esperma. “Esse benefício se dá provavelmente pela redução dos radicais livres, reduzindo a formação de moléculas de oxigênio reativo que, em altas quantidades, levam ao estresse oxidativo e lesam as células testiculares”, completa Chris Castro, que analisou um estudo desenvolvido pela Biomedical Research.

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença