Combater o sedentarismo faz parte das ações para diminuir a obesidade infantil - iStock
Esporte

Atividade física na infância: quanto antes, melhor!

Quanto mais a criança fizer esportes nos primeiros anos de vida, maior a chance de continuar com a prática nos anos seguintes

Raquel Maldonado Publicado em 09/01/2018, às 16h59 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

Um levantamento liderado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que se não houver mudanças nos hábitos dos nossos pequenos, o Brasil terá 11,3 milhões de crianças obesas até 2025. Hoje, 12,7% dos meninos estão obesos e 9,4% das meninas têm o mesmo problema. Para combater esse mal, dois caminhos: alimentação saudável e prática regular de atividade física. E se você tem dúvidas se já é hora de colocá-lo em algum esporte, aqui vai uma informação importante: um estudo feito com a participação da USP (Universidade de São Paulo) mostrou que quanto mais a criança fizer esportes nos primeiros anos de vida, maior a chance de continuar com a prática nos anos seguintes.

“Fornecer oportunidades adequadas de participação em esportes e de desenvolvimento das habilidades motoras durante a infância promove um impacto positivo na qualidade de vida e no combate a uma série de doenças associadas ao sedentarismo. Em outras palavras, a promoção da atividade física e esportiva na infância é uma importante estratégia de saúde pública”, destaca o professor Alessandro Hervaldo Nicolai Ré, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, em entrevista ao Jornal da USP.

Recomendações
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), crianças até os dois anos devem ser incentivadas a serem ativas, mesmo por curtos períodos, várias vezes ao dia. As que já conseguem andar sozinhas devem ser estimuladas fisicamente ao longo de todo o dia. Vale fazê-los ficar em pé movendo-se, rolando, brincando, saltando, pulando ou correndo.

Dos três a cinco anos, a criança deve acumular pelos menos 3 horas de atividades físicas de qualquer intensidade, distribuídas ao longo do dia, incluindo ações que desenvolvam a coordenação motora. Brincadeiras na água, andar de bicicleta e jogos com bola são adequados ao grupo.

Já dos seis aos 19 anos elas devem acumular pelo menos 1 hora por dia de atividades físicas, com intensidade de moderada a vigorosa (com respiração acelerada e batimento cardíaco mais rápido). Segundo a SBP, as atividades intensas que ajudam no fortalecimento e desenvolvimento de músculos e ossos devem ser feitas pelo menos três vezes por semana.

Vale lembrar que o mais importante não é a modalidade esportiva praticada pela criança, mas o prazer que ela sente fazendo aquilo. É isso que vai despertar o interesse dela pela prática esportiva a vida toda!

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença