Cinco dicas de cuidados ideais para a saúde íntima no inverno - Freepik
Saúde íntima

Cinco dicas de cuidados ideais para a saúde íntima no inverno

O doutor César Patez orientou como cuidar da região na época mais fria do ano

Máxima Digital Publicado em 03/08/2021, às 16h20

O frio chegou e nosso corpo sente a mudança. O clima do inverno afeta nosso organismo de várias formas. Gripes e resfriados surgem com mais frequência por conta da baixa na imunidade, e – embora pouca gente saiba, a saúde íntima também é influenciada pelas baixas temperaturas nessa parte do ano.

Segundo o ginecologista e obstetra César Patez, os dias frios e secos que caracterizam essa estação causam um aumento de microorganismos nocivos à saúde genital.

Os banhos quentes, bastante comuns nessa época, também podem trazer possíveis problemas na vagina. “A água muito quente favorece o ressecamento da vulva, o que, por sua vez, desequilibra a flora vaginal. Assim, as bactérias prosperam e a região fica irritada”, afirmou.

Para te ajudar a cuidar de sua saúde íntima, o especialista orientou cinco dicas para manter a região feminina em dia durante o inverno.

Ventilação em primeiro lugar

Segundo o profissional, o uso de roupas pesadas e justas no inverno pode abafar a região. “A melhor alternativa é usar peças que deixem a parte da genitália mais ventilada", indicou.

O Dr. César orientou: “Evite calças jeans super apertadas para dar preferência a saias e vestidos mais folgados”.

Use calcinhas de algodão

As peças íntimas também influenciam. Vestir esse tipo de calcinha também ajuda na transpiração da vagina. “Renda, elastano, lycra e microfibra estão entre os materiais mais usados na fabricação de roupas íntimas. Mas evite tecidos sintéticos e dê preferência ao algodão, que permite a circulação do ar”, explicou.

Beba mais água

O hábito de beber água é essencial no inverno. Mesmo que a gente não transpire em excesso como nos dias de verão, manter o organismo hidratado faz com que nossa saúde íntima se mantenha equilibrada. "Se a temperatura é mais alta e você não bebe muita água, a urina fica mais concentrada e serve de meio de cultura para a proliferação de bactérias”, esclareceu.

Lave a região íntima do jeito certo

A higiene é essencial. Algo fundamental para ajudar na saúde da mulher é deixar a região limpa. Só que a higienização não deve ser feita na parte interna, a vagina. A pessoa precisa lavar somente a vulva, que é a área externa. "A região vulvar deve ser limpa somente com os dedos. Evite duchas higiênicas, lenços umedecidos ou sabonetes bactericidas", acrescentou.

Não deixe a calcinha secar no box do banheiro

Para quem costuma deixar as peças íntimas secando no banheiro, muita atenção: “Não tem nada de errado em lavar a calcinha no banho usando um sabonete neutro. O problema é deixar a calcinha secando no box”, explicou o especialista.

“O banheiro é uma região úmida; lá, sua calcinha vai demorar mais para secar e ter mais chance de atrair fungos, ainda mais no inverno. Coloque suas calcinhas para secar no varal, que é um ambiente seco e arejado”, orientou.

César Patez

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença