Como lidar com as modificações causados no corpo pela gravidez - Freepik
Gravidez

Como lidar com as modificações causados no corpo pela gravidez

A médica Fernanda Nichelle falou sobre como cuidar das mudanças que o corpo sofre na gestação

Máxima Digital Publicado em 18/05/2022, às 14h00

A gravidez é um processo que muda completamente o corpo da mulher. A gestante passa por constantes transformações em todo o período o qual está à espera do bebê. 

Muitas vezes, lidar com essas modificações não é um caminho fácil. A Dra. Fernanda Nichelle, médica que atua exclusivamente na área estética, falou sobre essas alterações sofridas e como cuidar de todas elas.

Durante a gestação, é comum aparecer algumas estrias. Como controlar estrias que já apareceram nos seios durante a gestação e na lactação? Um vez que não pode usar creme na região dos seios enquanto amamenta.

"As mães que já tem a estria no seio em função do aumento da mama durante a gestação e até mesmo durante o aleitamento, tem algumas opções terapêuticas que podem ser lançadas para controlar e para melhorar essas estrias. Durante a aumentação está liberado fazer luz pulsada, até mesmo laser durante a amamentação pode ser feito na mama e a questão de usar cremes também pode ser feito durante a amamentação, só que são cremes específicos que não tem malefícios para o bebê. Alguns cremes com orientação médica podem ser usados na mama para que haja então a prevenção de aparecimento de novas estrias aí então para que isso aconteça.", disse a especialista.

Mesmo perdendo peso depois do pós parto, sempre fica aquela flacidez e existem opções específicas para tratamento.

"Existem vários procedimentos ser feito para combater a flacidez eh do pós-parto, seja por aumento de peso, seja pelo aumento do abdômen para enfim do útero gravídico, né? Então o que nós temos hoje? São os bioestimuladores de colagêno as tecnologias como laser, como algumas outras são máquinas que podem auxiliar a construção muscular, que podem auxiliar no combate dessa flacidez", falou.

Ainda pensando nas estrias, a especialista disse que existem tratamentos para elas e quais são as diferenças dependendo da cor.

"Sim, existem tratamentos específicos para estria, como os lasers. O que muda é que a estria vermelha é uma estria mais jovem que apareceu mais recente, então essa estria nós conseguimos combater com melhor resultado estético. A estria branca ela já é uma cicatriz então ela um pouco mais difícil de conseguir reverter 100%, já estria vermelha, nós temos muito mais sucesso no tratamento", disse.

Para as mamães que descobrem logo cedo a gravidez, tem algum tratamento especifico para a pele, e o que pode ser feito para evitar manchas, estrias e até mesma a flacidez?

"Quando a mulher descobre que está grávida é sempre orientado pra ela, Intensificar o uso de protetor solar para evitar as manchas de tentar evitar o ganho excessivo de peso. Geralmente aí os médicos orientam em torno de um por mês para que o aumento de peso excessivo ele vai combinar com maior flacidez e com um banho de estrias, né? Também durante a gestação e orientação de bastante hidratação na pele, com cremes específicos também para que essa pele esteja preparada para esse aumento de peso inevitável que acontece.", apontou ela.

O melasma é outra questão! A médica falou que esse processo é comum e quais tipos de tratamentos existem.

"Durante a gestação é comum sim o melasma, inclusive ele tem um nome específico que se chama cloasma, o tratamento durante a gestação é o uso do ácido aselaico, de alguns ácidos específicos, além de intensificar o uso de protetor solar com cor, para evitar que essa mancha apareça e se aparecer, que evite evitar que ela piore. Então alguns ácidos específicos como, por exemplo, ácido pode ser usado e o protetor solar.", disse.

Para grávidas que fazem tratamento de psoriase, qual a dica que pode ser seguida para controle de manchas e cicatriz? Pode tomar banho de sol nessa condição?

"A orientação para grávida com psoríase em relação a manchas e as estrias é a mesma para qualquer outra mulher, é evitar ganho de peso, hidratar muito pele, pras manchas usar muito filtro solar. Não tem uma não tem nenhuma orientação que seja específica para paciente portadora de psoríase em relação à pele e a gestação. O Tratamento específico de psoríase existe, mas não tem nada para e estrias que seja diferente de uma mulher nas condições normais que não tenha nenhuma autoimune. Então a orientação é muita proteção solar, hidratação é para controle de estrias e manchas.", apontou ela.

Nichelle Fernanda

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença