O uso de chapéu, bonés, óculos escuro e protetor solar nos horários entre 10h e 16h, que costuma ser o horário mais crítico - Istock

Dermatologista dá dicas para proteger a pele nas atividades ao ar livre

Verão, calor, suor e excesso de exposição solar. Como cuidar da pele e evitar lesões nos dias de folia

Gabriella Gouveia Publicado em 28/02/2017, às 13h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

O Carnaval está chegando e, com ele, o feriado prolongado. Enquanto os foliões se preparam para a programação de blocos de ruas, clubes e avenidas, os mais sossegados preferem aproveitar a praia ou a piscina com a família e amigos.

 

Durante a empolgação, muitas vezes nos esquecemos de tomar cuidados específicos para proteger a pele da exposição excessiva ao sol, o que pode ocasionar queimaduras e aumentar o risco de câncer de pele.

 

A dermatologista do Hospital Santa Paula, Monica de Mello, recomenda o uso de chapéu, bonés, óculos escuro e protetor solar nos horários entre 10h e 16h, que costuma ser o horário mais crítico. Além disso, a médica ressalta que o protetor solar deve ter um fator de proteção solar (FPS) de no mínimo 30 com reaplicação a cada duas horas, já que fatores externos como o suor tira o produto da pele e afeta a proteção.

 

“O brasileiro, independente da estação do ano, não tem o costume de se proteger adequadamente do sol. O excesso de exposição solar é a principal causa de câncer de pele no Brasil, uma vez que a radiação ultravioleta é a maior responsável pelo desenvolvimento de tumores cutâneos. Da mesma forma que o sol pode deixar boas marquinhas de verão, pode deixar marcas para a vida toda”, enfatiza Monica.

 

Veja a seguir algumas dicas da dermatologista para quem vai curtir o Carnaval ao ar livre:

 

1. Proteja o rosto: essa é uma área muito exposta ao sol, por isso o cuidado deve ser redobrado. O produto deve ser espalhado de maneira uniforme de 15 a 30 minutos antes da exposição e reaplicado a cada duas horas para obter a proteção adequada. Há opções diferenciadas como loção, gel, mousse e oil free, indicado para peles oleosas. O recomendado é utilizar um produto com FPS a partir de 30 nesta área.

 

2. Pode maquiagem com filtro solar? As maquiagens com filtro não substituem o uso diário do protetor por possuírem baixo índice de proteção solar baixo, normalmente em torno de FPS 25, e cobertura muito fina. O ideal é utilizar protetor solar com base tonalizante.

 

3. Pele sensível, atenção redobrada: Quanto mais sensível e clara for a pele, maior a necessidade de FPS.

 

4. Dose certa: As doses recomendadas são 1 colher de chá para rosto e pescoço e 1 colher de sopa para cada outro membro do corpo.

 

5. Fique atento ao prazo de validade de seu protetor: Quando acaba a validade do protetor solar, a proteção pode falhar ou ficar totalmente ineficaz. Além disso, pode gerar desde o aparecimento de irritações na pele e até uma reação alérgica.

 

6. Atenção ao suor: Quem sua muito precisa usar bloqueador solar contendo dióxido de titânio e óxido de zinco, que formam uma barreira física extra além da barreira química que já é fornecida pelo filtro normal. Sem isso, o suor leva com ele toda a proteção.

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença