+Dias -AIDS +Liberdade: Campanha traz ações de prevenção ao HIV e outras ISTs - Freepik
+Dias -AIDS +Liberdade

+Dias -AIDS +Liberdade: Campanha traz ações de prevenção ao HIV e outras ISTs

Com uma uma projeção de fotos em um prédio no centro de São Paulo, sob a direção de Heitor Werneck, o projeto chama atenção para a prevenção, o uso do preservativo e outras atitudes com imagens leves e divertidas retratando a diversidade social, de gênero, idade e etnia da nossa população

Máxima Digital Publicado em 25/11/2021, às 11h30

Heitor Werneck criou uma ação que visa trazer ações e prevenção ao HIV e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), sensibilização e disseminação de informações: a +Dias -AIDS +Liberdade. 

A partir de sua vivência pelas ruas de São Paulo, o Produtor Cultural e Ativista Social, fundador do Projeto Divercidade e de diversas ações voltadas às populações vulneráveis, ele retomou uma campanha que criou nos anos 1990 e uniu-se à Consultora e Gestora de Projetos Sandra Tiemi Yokota com patrocínio da DKT/Prudence Preservativos, em uma parceria com as Secretarias Municipais de Direitos Humanos e Cidadania e da Saúde – ISTs e AIDS, a ONG Pela Vidda, o Instituto Cultural Barong, Mauricio de Souza Produções e a instituição humanitária Cruz Vermelha São Paulo, com apoio na divulgação do aplicativo de relacionamento SCRUFF.

"Tivemos milhares de avanços através da sociedade civil, que cobrou o governo a criar e oferecer um dos melhores tratamentos do serviço público ao HIV e outras ISTs, mas ainda estamos atrasados em tecnologia e recursos médicos. O HIV não está controlado, é preciso manter campanhas e programas de atendimento e informação", afirmou Werneck — que criou também o projeto Amor nas Ruas, vídeos com histórias de amor de casais em situação de rua.

No dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, uma projeção de fotos em um prédio no centro, sob a direção de Heitor, para chamar a atenção para a prevenção com o uso do preservativo e outras atitudes por meio de imagens leves e divertidas retratando a diversidade social, de gênero, idade e etnia da nossa população.

"Sentimos a necessidade de dialogar sobre prevenção com os mais diversos corpos, trazendo leveza para a temática e mostrando que é possível viver e se divertir com liberdade e responsabilidade", disse Sandra.

A ação continua online, em uma live pelo Facebook da Coordenadoria de Políticas Públicas LGBTQIA+, da Secretaria de Direitos Humanos, mediada por Werneck, com presença de referências na temática da prevenção do HIV e responsáveis pelas políticas públicas e privadas para pessoas vivendo com HIV, de diferentes perfis. A campanha prevê também a produção de outros conteúdos correlacionados à temática, que serão compartilhados em canais parceiros durante o mês.

Também no Centro de São Paulo, uma ação distribuirá, em postos fixos e, com o apoio do SCRUFF, em uma bicicleta itinerante conduzida pela travesti Miriam, do grupo Pela Vidda, 5 mil kits de prevenção com: quadrinhos Turma da Mônica em: Amiguinhos da Vida, produtos Prudence e folders informativos. Unidades móveis de apoio da Prefeitura darão atendimento de saúde e psicológico. Já o Barong disponibilizará uma van consultório — projeto contínuo viabilizado pelo patrocínio da DKT há 26 anos — para testagem extramuros de sorologias de HIV, Hepatites Virais e Sífilis, além de atendimento social e psicológico, vinculação para sorologias reagentes no Sistema Único de Saúde e posterior acompanhamento até a adesão ao tratamento. Detalhes no serviço abaixo.

Fábio Tramontano, Diretor de Marketing da DKT para América do Sul, disse que esse passo é importante para a sociedade: "A DKT, como uma empresa de marketing social, tem como objetivo promover saúde por meio da promoção ao acesso a ferramentas seguras e eficazes de planejamento familiar e prevenção de ISTs/Aids. No mundo inteiro, todos os dias, a DKT trabalha para que as pessoas se conscientizem sobre a importância de usar preservativo em todas as relações sexuais".

A Organização Mundial de Saúde definiu o 1º de dezembro como o Dia Mundial de Luta Contra a Aids — data adotada no Brasil a partir de 1988 —, para chamar a atenção sobre essa questão, desde sua prevenção até seu tratamento, e acabar com o preconceito.

Com a pandemia, os índices voltaram a subir, especialmente entre a população jovem gay, mulheres e idosos. Mesmo com as conquistas, como os métodos profiláticos — PrEP (Pré-Exposição ao HIV) e PEP (Pós-Exposição) —, se torna urgente a disseminação de informações sobre a transmissão do vírus e como se proteger, com o uso das camisinhas, por exemplo, além de mostrar que é possível relacionar-se, trabalhar normalmente e viver bem com o vírus desde que se tome algumas precauções.


SERVIÇO

+Dias -AIDS + Liberdade

Projeção de fotos, live e conteúdos online, ações de distribuição de informação, postos de testagem e apoio de saúde no Centro de São Paulo

1º de dezembro – Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Live: Facebook da Coordenadoria de Políticas Públicas LGBTI+, às 18h - www.facebook.com/politicaslgbtisp

Van Consultório Barong/Testagem: das 12h às 20h, no Largo do Arouche

Distribuição de kits nas imediações do Largo do Arouche, as 12h às 18h

Unidades móveis de Saúde, das 12h às 17h:

Praça Ramos de Azevedo, s/n - República - Centro de Cidadania LGBTI Laura Vermont (Zona Leste)

Praça da República - Centro de Cidadania LGBTI Edson Neris (Zona Sul)

Largo do Arouche - Centro de Cidadania LGBTI Claudia Wonder (Zona Oeste) e Centro de Cidadania LGBTI Luana Barbosa dos Reis (Zona Norte)

Sandra Tiemi Yokota Heitor Werneck

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença