olheiras - shutterstock

Diga adeus as olheiras: aprenda a aplicar corretamente os cosméticos que prometem alivia-las

Noites mal dormidas, fatores genéticos e outros fatores podem agravar ainda mais o problema. Saiba mais

Máxima Digital Publicado em 25/03/2015, às 10h27 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

Noites mal dormidas acarretam muitos problemas, entre eles, as famosas e temidas olheiras, aquele escurecimento ao redor dos olhos. Além disso, elas também podem ser crônicas, o que significa que não importa o quanto você descanse, elas estarão por lá. Outros fatores, como exposição ao sol, perda de colágeno, falta de hidratação e vícios como bebida e cigarro também influenciam na coloração escura. 
Infelizmente, livrar-se do problema não é tão simples, "É um tratamento lento e progressivo. Além disso, uma das maiores dificuldades é a correta avaliação do caso, visto que a área dos olhos pode sofrer com bolsas, olheiras, flacidez, hiperpigmentação, etc... após a avaliação correta, o tratamento tem melhor resultado se for realizado por um profissional e acompanhado da manutenção diária em casa", destaca Isabel Luiza Piatti, tecnóloga em estética e diretora de Pesquisa e Desenvolvimento de produtos na Buona Vita Cosméticos.

+Papo de amiga: aprenda a fazer um analgésico de cutícula

Inúmeros cosméticos que prometem combater as olheiras estão disponíveis no mercado, mas a maneira de aplicá-los influencia diretamente no resultado final. Para garantir o efeito desejado, Isabel revela que, antes de aplicar o cosmético, é necessário fazer o processo de higienização da pele com a limpeza, a tonificação e a hidratação. "Depois disso, a indicação é que seja feita uma massagem na região — ainda antes de aplicar o cosmético contra olheiras e bolsas. Nessa massagem, que deve ser bem leve e lenta, aplicada com suavidade, é importantíssimo obedecer ao seguinte sentido: na parte abaixo dos olhos, massagear de fora para dentro (da direção da orelha para o nariz); e na parte superior, o caminho inverso, de dentro para fora. O movimento forma um círculo ao redor dos olhos", instrui, completando que essa massagem deve ser feita de três a cinco vezes antes do cosmético. 

5 motivos que podem agravar o seu cansaço

massagem é importante, pois ela é capaz de ativar o sistema linfático, melhorando a circulação. "É uma drenagem, que auxilia tanto na redução do inchaço, ou seja, bolsas de edema, como no clareamento de olheiras vasculares por melhorar o fluxo circulatório. Além disso, essa massagem prepara a pele para receber o produto, que vai ser passado em quantidade pequena - uma gotinha do tamanho de uma ervilha para a região dos dois olhos - pois com o sistema linfático ativado, a permeação dos ativos é mais efetiva".  Após aplicar o produto, repita o procedimento de massagem no sentido correto até sentir que a pele absorveu o produto.

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença