. - Shutterstock

Doenças de outono podem ser amenizadas com alimentação correta

Nutricionista ensina o que fazer para escapar das enfermidades da estação

Gabriella Gouveia Publicado em 29/03/2017, às 18h22 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

As temperaturas amenas do outono e o clima mais seco podem aumentar o surgimento de doenças características dessa época, dentre elas a rinite, asma, bronquite e outros problemas respiratórios. “Com essa mudança de tempo, as pessoas começam a ficar mais em ambientes fechados e a beber menos água”, explica a nutricionista Alessandra Coelho. Mas segundo ela, a hidratação do nosso corpo é fundamental para ajudar a combater esses problemas que surgem.

Outra medida eficaz para fortalecer a imunidade diante das doenças do outono é o aumentar do consumo de frutas ricas em vitamina C. “Temos a laranja, acerola, limão, morangos, manga, melão, além de outros alimentos que podem ajudar a combater essas doenças típicas do outono”, alerta Alessandra. Outra dica é reforçar o consumo de gorduras boas, que atuam em nosso sistema de defesa do organismo. Aí, diz a nutricionista, podem entrar nozes e castanhas-do-Pará, por exemplo.

 

E com a temperatura mais baixa, costumamos comer mais porque nosso organismo usa mais energia para se aquecer. Então, a dica da nutricionista é adotar em nosso cardápio mais sopas de vegetais e caldos quentes – refeições mais saudáveis e que podem ajudar a manter o peso nessa época em que a tendência é comer mais.

 

“Também é importante manter uma rotina de exercícios, que ajudam a reforçar nossas defesas, além de manter nosso peso em equilíbrio”, adverte a nutricionista. Os chás, segundo Alessandra, são outra alternativa para esquentar o corpo, além de trazerem benefícios para a saúde. A dica é usar para fazer a bebida alimentos como maçã, canela, gengibre, cravo, ervas ou mate.

 

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença