Durante o beijo, trocamos mais de 80 milhões de bactérias - iStock
Saúde

Especialista alerta para doenças transmitidas pelo beijo

Carinhos trocados durante a folia podem deixar de lembrança doenças como sífilis, gengivite e até cárie

Máxima Digital Publicado em 08/02/2018, às 15h11 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

Essa noite eu vou beijar muuuuito! Beijar na boca é tudo de bom, mas não dá para marcar bobeira. A carícia não é tão inofensiva quanto parece.  A sífilis, por exemplo, é uma das DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) que passam pela boca. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, os casos da doença cresceram mais de 600% em seis anos. De acordo com Carolina Lázari, assessora médica em infectologia do laboratório Fleury, o beijo também pode ser uma porta de entrada para agentes de doenças infeciosas como herpes e mononucleose.

Sífilis
A sífilis pode ser transmitida pelo beijo se a outra pessoa estiver infectada e com uma lesão ativa na boca. A forma mais comum de contágio, no entanto, é a sexual. Nesse caso, não é necessário que ocorra penetração ou ejaculação, o contato entre mucosas durante as preliminares ou sexo oral já possibilita a transmissão. A doença é causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum e pode se manifestar em diferentes partes do corpo, de uma a duas semanas após o contágio.

Herpes
Mesmo que o parceiro não tenha ferida ou indício de herpes na boca, ele pode ter o vírus causador da doença e transmiti-lo. Depois do contágio, o vírus permanece no indivíduo por longos períodos, e pode se manifestar anos mais tarde, de maneira recorrente, geralmente durante fases em que estiver com a imunidade baixa. O herpes pode aparecer como pequenas bolhas na boca, no nariz ou até mesmo em outras partes do corpo.

Mononucleose (Doença do Beijo)
Embora não seja classicamente considerada uma DST, é importante mencionar o risco de mononucleose, também conhecida como “doença do beijo”, uma doença viral que tem uma característica curiosa: depois que a pessoa adquire essa infecção, nunca mais se livra completamente do vírus. Ele fica “morando” na garganta ou nas amígdalas. Os sintomas típicos incluem febre, cansaço, dor de garganta e aumento dos linfonodos do pescoço (ínguas). Podem aparecer também manchas vermelhas pelo corpo, além de aumento do fígado e do baço. Esses sintomas podem durar de duas a três semanas.

Cárie e Gengivite
A ingestão de açúcar em excesso e a falta de higiene bucal são as principais geradoras de cáries, sem dúvidas. Mas essa também é uma doença contagiosa, já que as bactérias causadoras das cáries são transmitidas pelo beijo, assim como os micro-organismos responsáveis pela gengivite (inflamação da gengiva).  Uma boa higiene bucal diária é fundamental para se prevenir nesses casos.

Cuidado, né, gente!
Os beijoqueiros devem ser cautelosos. Caso possuam feridas ou qualquer tipo de sangramento na boca é melhor não beijar ninguém ou, pelo menos, evitar beijar muitas pessoas durante o Carnaval. Lembrando que pessoas com o sistema imunológico mais frágil são mais vulneráveis às infecções. Portanto, durma bem, coma direitinho e beba bastante água durante os dias de folia.

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença