Especialista indica cinco vantagens de praticar atividades físicas em várias fases da vida - Freepik
Atividades físicas

Especialista indica cinco vantagens de praticar atividades físicas em várias fases da vida

Rodrigo Fernandes falou sobre os benefícios de se exercitar na adolescência, pré-menopausa, menopausa e terceira idade

Máxima Digital Publicado em 09/08/2021, às 16h30

Todos nós sabemos que praticar atividades físicas traz várias melhorias para nosso corpo no quesito saúde. 

Porém, nem todos sabemos, exatamente, quais são as vantagens que a prática regular de exercícios pode trazer para a nossa vida. 

Para te incentivar a começar a se cuidar desde já, Rodrigo Fernandes listou alguns benefícios dessa ação em algumas fases de sua vida. 

O especialista separou quatro momentos, adolescência, pré-menopausa, menopausa e terceira idade e cinco vantagens de se exercitar em cada uma dessas idades. 

Adolescência:

"Contribuiu na construção da consciência corporal, refinando o sistema psicomotor, ajuda a reduzir o risco de obesidade e doenças crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares, previne depressão e ansiedade e promove o bem-estar físico e emocional, ajuda no desempenho escolar, podendo propiciar significativa melhora e contribui para uma melhor composição corporal", indicou o especialista. 

Pré-menopausa:

Rodrigo listou: "Diminui riscos de doenças cardiovasculares, fortalece os ossos, combate as mudanças bruscas de humor, ajuda a evitar a insônia, aumento a massa magra".

Menopausa: 

"Evita o acúmulo da gordura abdominal, diminuindo o risco das doenças cardiovasculares, melhora a qualidade do tecido ósseo, evitando a ospeotina e progressivamente a osteoporose, reduz as ondas de calor, melhora a saúde física e mental, retardando o declínio cognitivo e aumento da massa magra, melhorando a força, a flexibilidade, postura e coordenação motora", indicou. 

Terceira Idade:

Por fim, o especialista listou: "Melhora a mobilidade, aliviando as dores de origem muscular e articular, mantém o condicionamento aeróbio, melhorando o fluxo sanguíneo para todas as partes do corpo, auxiliam na síntese natural de hormônios, contribuindo para melhorar as taxas metabólicas e o aumento de massa muscular, preserva a autonomia, diante das atividades funcionais e diárias, privilegiando a independência e autoconfiança e mantém a mente ativa, contribuindo para o foco de atenção. Milhares de sinapses acontecem, estimulando a produção de hormônios que geram sensação de bem-estar e felicidade".

Fernandes Rodrigo

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença