mitos e verdades sobre emagrecimento - shutterstock

Fitness no inverno: drible o frio e não desista da academia!

Com a chegada do friozinho, fica mais difícil ir treinar. Aprenda a fugir da preguiça nessa época do ano para manter o corpo em dia

Texto: Greyce Alvarenga Publicado em 11/06/2015, às 10h28 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

No inverno é comum ganhar um quilinhos. Além das comidas tentadoras, a preguiça de ir para a academia toma conta até de quem cuida do corpo o ano inteiro. Para não colocar tudo a perder,  Larissa Kussano, gerente técnica da Bio Ritmo, indica exercícios que ajudam a combater uma grande inimiga: a preguiça. “Correr, pedalar, praticar aulas de ginástica e treinos funcionais são excelentes opções. É importante ressaltar que os exercícios em grupo podem ser muito positivos porque você tem alguém para te motivar e ser motivado”, explica a especialista.

Segundo ela, no frio geralmente é quando o organismo muda o seu funcionamento, gerando uma fome excessiva, o que faz com que os exercícios físicos se tornem ainda mais importantes. “A necessidade de manter a temperatura do corpo nos níveis normais faz com que a atividade metabólica e o gasto calórico aumentem. Porém, essas alterações também são responsáveis por nos estimular a comer mais na estação. Portanto, é muito importante não desistir dos treinos, mesmo quando as temperaturas caem”, comenta Larissa.

As cinco principais dicas para não abandonar a academia no inverno são:

Mude seu horário – Se você costuma frequentar a academia muito cedo pela manhã ou tarde da noite, tente treinar na hora do almoço. “É quando a temperatura está mais amena. Além disso, exercitar-se nesse horário dá uma recarregada na bateria e a parte da tarde será bem mais produtiva”, comenta Larissa.

Direto para a academia – Passar em casa depois do trabalho ou faculdade antes de encarar a malhação não funciona. “Prepare a mochila na noite anterior e deixe no carro. Essa atitude pode facilitar na hora de você pensar duas vezes em ir à academia”, sugere.

Desligue o modo “soneca” do despertador – Saia da cama já! O despertador tocou, pule da cama e não enrole. “Assim, você tem menos chances de sabotar o treino da manhã, caso esse seja o seu único horário disponível”, diz ela.

Acredite! No inverno emagrecemos com mais facilidade – As baixas temperaturas aumentam o gasto calórico. No frio o corpo tem que gastar mais energia para se manter aquecido, acelerando o metabolismo. “Essa é uma grande oportunidade para queimar os quilinhos extras e também manter a forma durante o inverno”, reforça Kussano.

Sua imunidade aumenta – Quando você pratica uma atividade física a sua imunidade melhora, diminuindo muito as chances de contrair gripes e resfriados típicos da estação. Isso também acontece por conta do metabolismo mais regulado. “Aposte também em roupas adequadas para evitar friagem no caminho até a academia. Lembre-se que manter-se aquecido é importante, o que não significa usar roupas pesadas”, explica a gerente técnica

 

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença