Os estudos mostram que os componentes encontrados no guaraná se assemelham às vitaminas C e E, por isso reduzem o estresse do organismo - Foto Divulgação

Guaraná possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias

Pesquisas recentes da USP e da UFMG revelam novos benefícios do fruto

Gabriella Gouveia Publicado em 18/01/2017, às 13h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40


 

A população de Maués, cidade situada no Amazonas, tem o costume de consumir guaraná todas as manhãs para enfrentar o dia, hábito herdado de seus ancestrais indígenas que tomavam guaraná para se preparar para grandes batalhas. E agora as universidades brasileiras concluíram estudos que comprovam os benefícios da fruta para a saúde, antes presumidos pelos indígenas.


O guaraná já é conhecido por ser um estimulante muito efetivo. Mas a nutricionista Clarissa Fujiwara, mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) comenta outros efeitos benéficos atribuídos à fruta.

 

As novidades são que os estudos mostram efeitos antioxidantes, que limpam o organismo, e anti-inflamatórios, que são muito importantes para combater doenças como diabetes, câncer, artrite reumatoide, colite ulcerativa e psoríase, entre outras.

 

Por que é antioxidante?


“De acordo com o estudo coordenado pela pesquisadora Lina Yonekura, feito pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP), com apoio da FAPESP, o guaraná é uma importante fonte de catequinas, substância antioxidante”, explica Clarissa. “Os estudos ainda mostram que os componentes encontrados no guaraná se assemelham às vitaminas C e E, por isso reduzem o estresse do organismo, que causa doenças neurodegenerativas e cardiovasculares, diabetes e câncer, inflamações e envelhecimento precoce, entre outras condições prejudiciais à saúde e ao bem-estar”. 

 

Por que é anti-inflamatório?

 

“Já os pesquisadores da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sob a coordenação da professora Rachel Castilho, estudaram as novas aplicações terapêuticas para o guaraná. Eles descobriram que o extrato da semente de guaraná possui propriedades que podem inibir uma citocina inflamatória chamada TNF-alfa.  “Esta é uma das principais moléculas envolvidas no processo inflamatório agudo e crônico, e responsável pelo desenvolvimento de diversas enfermidades”, diz Clarissa. 

 

Com isto, o fruto abre perspectivas para futuras pesquisas já que poderia ser utilizado para a produção de medicamentos para doenças inflamatórias como artrite reumatoide, colite ulcerativa, psoríase, entre outras.  “Atualmente, há poucos medicamentos aprovados que têm o TNF-alfa como alvo e os já existentes possuem um custo elevado e efeitos colaterais relacionados”.

 

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença