Dermatologista fala sobre melasma - Divulgação
Melasma

Melasma: dermatologista dá dicas de prevenção e como tratar as manchas na pele

Melasma é uma das principais queixas dos pacientes quando vão a um consultório dermatológico.

Máxima Digital Publicado em 21/12/2020, às 18h00

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, essa condição na pele é caracterizada pelo surgimento de manchas escuras, principalmente no rosto.

Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unifesp) aponta que entre 15% e 35% das mulheres brasileiras desenvolvem melasma, principalmente por volta dos 30 anos.

A dermatologista especialista em cosmiatria Luciana Garbelini deu algumas dicas de como prevenir o melasma e indicou alguns tratamentos para tratar essas manchas na pele.

Prevenção

“Evitar exposição solar e sempre usar protetor no rosto com reaplicação a cada 2 horas, mesmo em dias nublados ou no inverno”, afirmou a médica.

Tratamentos

“Apenas dermatologistas podem identificar e orientar sobre o melhor tratamento para as manchas, mas o mercado possui alguns métodos, como laser, peelings e fotoproteção. No entanto, alguns cremes podem ser ótimos aliados nesses casos, principalmente os que possuem ingredientes naturais que atuam como clareadores de manchas. A Rosa Mosqueta, por exemplo, é muito boa para esse tipo de caso porque possui tretinoína natural, que atenua as manchas escuras”, disse a doutora.

A dermatologista falou sobre outro produto que pode ser usado nesses casos, que são cremes à base da Erva-Tostão.

“Ela é outro ingrediente natural interessante para o tratamento do melasma porque ele promove a uniformização do tom da pele e possui eficácia comprovada como um clareador da pele e na redução da quantidade de melanina”, orientou. 

Soluções orgânicas

A dermatologista pontuou que tratamentos feitos com produtos com base de ingredientes naturais e cosméticos orgânicos podem ser alternativas ideais para quem sofre com as manchas na pele.

“Isso acontece porque esses produtos contribuem para a produção de agentes naturais da pele, que diminuem as chances do aparecimento de novas manchas”, disse a dermatologista.

Luciana Garbelini

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença