Nutróloga explica os malefícios do estresse no organismo - Freepik
Estresse

Nutróloga explica os malefícios do estresse no organismo

A Dra. Fernanda Cortez falou sobre os cuidados que devemos ter com essa sobrecarga emocional

Máxima Digital Publicado em 14/09/2021, às 15h20

Todo mundo sabe que o estresse pode fazer mal para a nossa saúde. Porém, por esse ser um tema comum, muitas pessoas acabam deixando de lado a importância de ter cuidado com essa sobrecarga emocional.

O estresse pode influenciar em nosso organismo e fazer com que ele fique desregulado, ou seja, não trabalhe da maneira como deveria. 

A nutróloga Dra. Fernanda Cortez explicou quais são os malefícios apresentados por ele em nosso corpo. 

Ela falou como o estresse aparece em nosso corpo: "Começa com uma tensão muscular e um estado de alerta maior, em função da adrenalina liberada no organismo pelas glândulas suprarrenais. Depois, surge a sensação de cansaço, apesar de a noite de sono ter sido boa, além de pequenos esquecimentos. E quando percebemos tomou conta do nosso organismo.".

“O estresse pode prejudicar gravemente a saúde e manifesta-se gradualmente, por isso, é preciso ter atenção”, afirmou a Dra. Fernanda.

A especialista falou sobre os sintomas e o que eles podem gerar: "Irritabilidade, gastrite, oscilação da pressão arterial, alteração da glicemia, queda de cabelo, ansiedade e depressão, são alguns sintomas do estresse. Nos casos mais graves, a pessoa pode ter um infarto, um AVC e, até mesmo, desenvolver um câncer.".

Dra. Fernanda deu algumas orientações de como combater o estresse: "Exercite-se: as atividades físicas aumentam a liberação de endorfina, um importante hormônio que combate o estresse.".

"Defina limites: saber dizer 'não' às vezes pode salvar sua saúde. Sobrecarregar-se com muitas tarefas acima do normal pode piorar seu estresse.", continuou. 

Ela prosseguiu: "Reserve mais tempo para você fazer o que gosta: divertir-se, passear ou até mesmo ler um bom livro. Pequenas tarefas prazerosas tornam a vida mais leve.".

"Exponha seus sentimentos: falar com pessoas confiáveis sobre seus sentimentos, medos e impaciência pode ajudar a voltar ao seu estado mais tranquilo.", disse. 

Por fim, a nutróloga orientou atenção na alimentação: "Alimente-se corretamente: a qualidade da alimentação faz muita diferença tanto na sua saúde corporal como na mental. Alimentos ricos em fibras e vitaminas, e a água serão seus melhores aliados na luta contra o estresse. Prefira eles!".

Cortez Fernanda

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença