Sabonetes íntimos possuem uma fórmula que não agride a proteção natural da vagina - Divulgação

Por que é tão importante usar produtos específicos para a região íntima

Entenda o que fazer para proteger a área íntima

Gabriella Gouveia Publicado em 04/03/2017, às 13h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

Utilizar qualquer sabonete, disfarçar odores íntimos com perfumes ou desodorantes corporais, tentar aumentar a lubrificação com produtos inadequados à região pode sair bem caro para a sua saúde íntima.

A Vagisil, marca dedicada ao bem-estar íntimo feminino, mostra a importância de optar por produtos específicos para a região V. Confira:

 Vaselina X lubrificante

Por ser feita à base de óleo, a vaselina é indicada apenas para lubrificação externa. Devido a sua composição, se utilizada em outros locais (como pênis, vagina e ânus) a possibilidade de alojamento de bactérias torna-se muito maior, e aumentam também as chances de rompimento do preservativo, podendo causar gravidez indesejada e transmissão de DSTs. Por isso, é indispensável o uso de lubrificantes feitos para a região íntima, com fórmula aquosa compatível com camisinhas de látex. Além de serem grande aliados para aumentar o conforto diário de mulheres para maior lubrificação natural, eles são ideais para evitar lesões e diminuir o atrito durante o sexo.

 Perfumes X desodorante íntimo

Se cosméticos com álcool podem irritar a nossa pele, imagina o que pode acontecer se aplicarmos na região íntima. Perfumes, cremes e desodorantes corporais não foram fabricados levando em consideração o ecossistema natural da flora vaginal e podem irritá-la ou até mesmo desregulá-la – ocasionando outros problemas de saúde, como alergias, coceira, desconforto, entre outros. Para mulheres que se incomodam com o cheiro da própria vagina, basta escolher um produto formulado para atender as características específicas da área vaginal, como o desodorante íntimo que previne a formação de odores, é hipoalergênico, sem álcool e isento de bactericidas e antitranspirantes. Mas não esqueça: ele deve ser aplicado apenas na área externa!

 Sabonete comum X íntimo

A flora vaginal contém diversos micro-organismos que agem para manter a região V sempre protegida. Sabonetes íntimos possuem uma fórmula que não agride essa proteção natural. Como eles têm o pH adequado e usam apenas surfactantes suaves  eles não prejudicam a hidratação da pele, são ideais para a região, e livres de corantes (cortando o risco de alergias e irritações), bactericidas (preservando as defesas próprias do organismo) e parabenos (conservantes sintéticos). Há muitos bons motivos para dar um ‘chega pra lá’ no sabonete comum na hora de limpar sua melhor amiga.

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença