Psicólogo explica sentimento de exclusão de Pocah e Thaís no ‘BBB21’ - Instagram
Saúde mental

Psicólogo explica sentimento de exclusão de Pocah e Thaís no ‘BBB21’

Alexander Bez esclareceu como a pessoa se sente e como isso pode afertar o jogo das sisters no reality show

Gabriele Salyna Publicado em 12/04/2021, às 15h49

Ao longo dos pouco mais de dois meses de Big Brother Brasil 21, Pocah e Thaís já falaram diversas vezes sobre se sentirem excluídas.

As sisters revelaram dificuldades para se enturmar com os demais participantes e falaram sobre a sensação de “não pertencerem” a aquele grupo de pessoas.

Thaís demorou para se entrosar com os participantes e Pocah viu seus amigos sendo eliminados nos Paredões.

O psicólogo Alexander Bez explicou o que é esse sentimento de exclusão, como ele funciona e como pode prejudicar as participantes no reality show.

“A exclusão é uma sensação que vem a priori fundamentalmente do meio interno, porém não há necessidade em haver estímulos externos para formá-la. Entretanto, sem ter uma personalidade forte essa sensação de exclusão automaticamente se potencializa, revelando uma deficiência de autoestima.”, disse o psicólogo.

Sobre a razão de Pocah e Thaís se sentirem assim, Alexander comentou: “São muitas! A própria manifestação de necessidade de amparo, percebidas como não correspondida pela falta física e/ou psicológica dos membros restantes. A eliminação sumária daquelas pessoas que serviam de apoio como a sensação de proteção que ali havia. Essa sensação, entretanto, não apenas barra a pessoa numa interação positiva ela com ela mesma, como também impede o estabelecimento de novos vínculos, até como uma resposta mental gerada pela frustração e pela mágoa em ter perdido os vínculos amistosos, que se originaram pela identificação, já mesmo logo de início.”.

O psicólogo falou sobre como essa situação pode afetar o desempenho das participantes no programa.

“É um jogo, todos os sentimentos irão ser veementemente importantes inferindo diretamente na condução comportamental dos participantes. Não havendo a sensação de apoio a capacidade da permanência é duramente castigada, perdendo seu ponto de apoio, ainda assim, se sucumbindo a esses golpes que ‘minaram a sua resistência’ consequentemente extraindo a energia disponível ao jogar.”, declarou.

Thaís Braz Pocah Thaís Pocah BBB21

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença