Psoríase: doença de pele atinge cerca de 125 milhões de pessoas em todo o mundo - Foto Reprodução

Psoríase

Kim Kardashian tornou público o seu sofrimento com a doença de pele que atinge cerca de 125 milhões de pessoas em todo o mundo. Saiba mais sobre esse mal

Diane Neubüser Publicado em 22/02/2017, às 10h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

Um estudo coordenado pelo Hospital das Clínicas da USP de Ribeirão Preto revelou que a psoríase pode levar o paciente a manifestar sintomas de depressão e fobia social - tudo por conta do preconceito sofrido pelas marcas na pele. 

"A psoríase é uma doença mais comum do que se pensa, pois afeta 3% da população mundial. Por isso é fundamental que todos saibam que ela não é contagiosa. Até hoje não se sabe a real causa, mas há estudos que apontam que cerca de 30% dos casos tem fatores genéticos envolvidos, além do estresse emocional, infecções e traumas. A forma mais comum da doença se manifesta pelo aparecimento de lesões avermelhadas cobertas por escamas esbranquiçadas e prateadas. Embora persistente e crônica, ela tem tratamento", destaca a dermatologista Livia Pino.

A socialite Kim Kardashian revelou em seu reality show que, no caso dela, fatores genéticos somados a stress desencadearam o problema. "A psoríase pode ocorrer em pessoas de todas as idades, mas geralmente aparece entre os 15 e 30 anos", informa Livia.

Kim Kardashian saúde psoríase

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença