Não adianta só espalhar o creme nas mãos e passar no corpo - iStock
Saúde

Quanto, como, quando e onde passar o filtro solar

Tire todas as dúvidas e aproveite os dias de sol sem colocar a saúde em risco

Máxima Digital Publicado em 10/01/2018, às 16h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

Que o filtro solar não pode faltar, a gente já sabe. Mesmo assim, na hora do “vamos ver”, algumas dúvidas podem comprometer a eficácia do produto e colocar a nossa saúde em risco. Atualmente, o câncer de pele é o de maior incidência no Brasil. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que ele seja responsável por cerca de 30% de todos os casos da doença no país. E a principal forma de se prevenir, ainda é evitar o excesso de sol. Aplicar corretamente o protetor solar, usar acessórios como camisetas, bonés, chapéus, óculos escuros e guarda-sol e evitar ficar exposto das 10h às 16h garantem a segurança da pele. Mas você sabe passar o filtro corretamente?  Não adianta só colocar o creme nas mãos e espelhar pelo corpo. Confira as orientações da dermatologista Thais Pepe e do farmacêutico e pesquisador Lucas Portilho:

Onde devo aplicar?
Passe o protetor no rosto até a raiz do cabelo, sem esquecer da região pertinho da dobra da orelha. Aplique também no pescoço, nuca e orelhas. Além disso, reforce a região do osso da bochecha, ao redor dos lábios, na ponta e laterais do nariz. Essas são áreas de maior ocorrência de câncer de pele e manchas. O peito do pé também deve ser lembrado.

Existe alguma regra na hora de passar o protetor?
Segundo os especialistas, o filtro deve ser passado no corpo todo, sem roupa. Depois de aplicar o produto, espere alguns minutos até que ele seja completamente absorvido e, então, vista-se. Importante: o protetor solar deve ser aplicado antes de qualquer outro produto, como perfume, hidratante e repelente. Lembrado que o filtro solar deve ser usado todos os dias, mesmo quando o tempo estiver frio ou nublado, pois a radiação UV atravessa as nuvens.

Como saber se estou passando a quantidade suficiente?
É necessário aplicar uma boa quantidade do produto, equivalente a uma colher de chá rasa para o rosto e três colheres de sopa para o corpo. Espalhe o produto uniformemente, de modo a não deixar nenhuma área desprotegida.

Quanto tempo antes de me expor ao sol devo aplicar o protetor?
Não adianta chegar à praia ou à piscina e só então passar o protetor solar, pois o filtro leva de 20 a 30 minutos para começar a agir. Portanto, aplique-o ainda em casa, pelo menos meia hora antes da exposição ao sol. O produto ainda deve ser reaplicado ao longo do dia a cada duas horas, se houver muita transpiração ou exposição solar prolongada.

Qual fator de proteção solar (FPS) devo usar?
A partir do FPS 30 já temos uma boa proteção. Esse número significa que a pele vai demorar trinta vezes mais para ficar vermelha do que se você não estivesse usando nada.  Mas, para que o produto realmente cumpra a sua função, deve ser aplicado corretamente. Segundo A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), na hora de escolher o produto devemos verificar o FPS, qual a proteção em relação aos raios UVA (PPD) e também se o produto é resistente ou não à água. Outra regra é que o valor do PPD, que mede a proteção UVA, deve ser, sempre, no mínimo metade do valor do FPS. Isso porque se sabe que os raios UVA também contribuem para o risco de câncer da pele.

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença