Queda de cabelo no inverno: saiba os motivos e como evitar - Freepik
Queda de cabelo

Queda de cabelo no inverno: saiba os motivos e como evitar

O médico tricologista João Gabriel Nunes deu dicas de cuidados para manter os fios saudáveis no frio

Máxima Digital Publicado em 06/07/2022, às 14h00

O inverno chegou e as baixas temperaturas podem acentuar a queda de cabelo, um problema que já incomoda muita gente. É normal uma pessoa saudável perder cerca de 70 a 100 fios de cabelo ao dia, mas isso tende a aumentar durante a estação mais fria do ano por causa da mudança na rotina de cuidados e também pelo próprio ciclo dos fios.

"Hábitos como a diminuição do número de lavagens, banhos mais quentes e longos, e a maior frequência no uso de ferramentas de calor, como o secador, podem causar caspa, irritação e ressecamento do couro cabeludo, o que contribui para a queda dos fios", afirmou o médico tricologista João Gabriel Nunes, membro da Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC) e fundador do Centro Médico Capilar.

Nunes também explicou que a perda capilar nesta época está relacionada a fatores naturais.

"No inverno, os dias são mais curtos, o que provoca uma menor exposição solar. Essa falta diminui a vitamina D, importante para a fotobioestimulação dos folículos capilares", disse o especialista.

O tricologista deu 5 dicas de cuidados que vão te ajudar a evitar esse problema e manter o couro cabeludo e os fios saudáveis durante a estação.

1. Lave os fios com frequência

"O cabelo deve ser lavado com frequência mesmo no frio para manter a região higienizada, evitando o excesso de oleosidade no couro cabeludo, que pode agravar a queda dos fios", apontou Nunes.

2. Diminua o uso de ferramentas de calor

O tricologista alerta que a utilização de secador e chapinha, por exemplo, pode deixar os fios mais frágeis e quebradiços, sendo mais suscetíveis à queda.

"É importante diminuir e moderar este uso, procure secar ao natural ou aplicar protetor térmico nos fios antes das ferramentas de calor, mas nunca durma com o cabelo úmido", orientou.

3. Cuidados com o uso de acessórios

"Ficar com toucas, chapéus ou boinas por muito pode tempo abafa o couro cabeludo estimulando ainda mais as glândulas sebáceas, responsáveis por produzir sebo na região", explicou o tricologista.

4. Mais vitaminas

Para Nunes, o uso de complexo vitamínico capilar pode ajudar a manter o nível de vitaminas e nutrientes, que acabam diminuindo no inverno, como no caso da vitamina D.

5. Beba bastante água (sempre)!

"A ingestão de água é recomendada em qualquer estação para preservar os fios, porém  
ainda mais importante no inverno para combater a queda", disse o médico.

João Gabriel ainda destacou a necessidade de procurar um especialista quando notar a
perda diária acima dos 100 fios por um período longo.

"A queda pode estar sendo ocasionada por outros fatores que precisam ser investigados e tratados corretamente", disse.


Sobre o Dr. João Gabriel Nunes

Médico formado pela Universidad Del Valle, em Cochabamba (2010), pós-graduado em dermatologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, com extensão acadêmica na University of Michigan (EUA), e em tricologia e transplante capilar no Instituto e Hospital da Pele em São Paulo. Membro da Sociedade Brasileira do Cabelo e da Sociedade World F.U.E Institute. É fundador do Centro Médico Capilar, clínica que mais realiza transplante capilar no Brasil, localizada em Mogi Guaçu (SP).

gabriel João Nunes

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença