Saiba o que é alopecia, a doença de Jada Pinkett Smith que ganhou visibilidade no 'Oscar 2022' - Instagram
Alopecia

Saiba o que é alopecia, a doença de Jada Pinkett Smith que ganhou visibilidade no 'Oscar 2022'

A Dra. Fernanda Nichelle explicou o que é a alopecia; doença que ficou em evidência após a confusão entre Will Smith e Chris Rock

Máxima Digital Publicado em 29/03/2022, às 14h40

A confusão entre Will Smith e Chris Rock durante a cerimônia do Oscar 2022 no último domingo, 27, deu visibilidade para a alopecia. 

A doença de Jada Pinkett Smith, esposa de Will Smith, ganhou uma maior atenção após ela ter sido vítima de uma "piada" de Chris Rock no evento que deixou o ator muito irritado. O momento, inclusive, fez com que o artista levantasse e desse um tapa na cara do humorista

Após a tensão, a Dra. Fernanda Nichelle, médica especialista que atua exclusivamente na área estética, explicou o que é a alopecia, doença que acomete centenas de homens e mulheres ao redor do mundo. 

"É importante dizer que existem vários tipos de alopecia, falar na doença é algo muito amplo. Existe a ‘alopecia androgenética’ que é a calvície, por exemplo, e a alopecia androgenética feminina, calvície feminina. Existe a ‘alopecia de tração’ que é bastante comum e frequente nos pacientes afrodescendentes porque, às vezes, eles fazem aqueles penteados com um pouco mais de pressão no couro cabeludo, aquelas trancinhas ou aqueles rabos de cavalo com muita tensão no couro cabeludo, em que o fio muito puxado/esticado, isso causa alopecia de tração. Existe também, entre outras menos comuns, a ‘alopecia areata’, a qual até houve uma repercussão sobre ser essa que a Jada Pinkett Smith tem.", explicou a especialista.

A Dra. Fernanda continuou: "No caso da areata é sim uma doença autoimune, é como se o organismo estranhasse (em uma linguagem mais leiga) o folículo do cabelo e ele começa a cair. Isso está ligado muitas vezes com o estado emocional também do paciente e existem alguns tipos de tratamentos que podem ser realizados, nesses casos o tratamento é feito de modo multidisciplinar, em conjunto com uma equipe de psiquiatras ou psicólogos para ajudar na questão emocional, além disso pode ser feio o uso de produtos via oral, injetável em consultório médico ou via tópica através de loções em casa, como alguns shampoos que podem ser usados.".

"Existem vários tratamentos, mas o mais importante é sabermos exatamente qual o tipo de alopecia através de um diagnóstico completo, para indicarmos o mais adequado!", finalizou a médica.

Chris Rock Oscar 2022 Fernanda Nichelle Jada Pinkett Smith Will Smith

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença