O gelo é um anti-inflamatório natural por isso, é indicado para amenizar inflamações ou imediatamente após um trauma local - Shutterstock

Saiba quando usar gelo ou compressa quente em lesões

Para garantir a eficácia do tratamento é fundamental saber o momento certo para utilizar cada um

Gabriella Gouveia Publicado em 08/01/2017, às 13h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

A utilização de compressas de gelo ou de compressas quentes em lesões é muito comum. Normalmente, quando uma pessoa sofre um trauma, como uma batida ou uma torção, ela faz o uso desses métodos simples para amenizar a dor e evitar inchaços e inflamações.

 

“Embora sejam ótimos analgésicos locais, muita gente não sabe qual das duas formas é a ideal para cada tipo de lesão. E fazer a escolha certa é fundamental para a eficácia do tratamento”, afirma o Coordenador do Núcleo de Ortopedia do Hospital Samaritano de São Paulo, Dr. Luiz Fernando Cocco.

 

Quando usar o gelo?

 

O gelo é um anti-inflamatório natural por isso, é indicado para amenizar inflamações ou imediatamente após um trauma local. “Acidentes que possam causar edemas ou hematomas, como pancadas e torções devem ser tratados com gelo. A temperatura fria contrai e diminui o fluxo de fluidos”, explica o ortopedista. O gelo também age como analgésico, por isso, é bastante utilizado em esportes de impacto.

 

“A compressa fria deve ser utilizada, preferencialmente, três vezes ao dia durante aproximadamente 20 minutos. É importante também não deixá-la parada no mesmo local por mais de um minuto para não causar queimaduras locais”, ensina o Dr. Cocco.

 

“É importante lembrar também que o gelo deve ser utilizado com parcimônia nas extremidades, como dedos, nariz ou próximos a trajetos nervosos superficiais, como face interna do cotovelo ou externa dos joelhos, pois a temperatura baixa pode agredir as estruturas nervosas do local”, complementa o especialista.

 

Quando usar compressa quente?

 

A compressa quente age no corpo como um relaxante muscular, por isso, é indicada quando a pessoa tem tensões musculares esporádicas como, por exemplo, torcicolos de causa não traumática ou fadiga muscular na região da lombar.

 

“O calor é um potente vasodilatador, o que acarreta no aumento da vascularização e oxigenação da musculatura”, orienta o especialista. É importante lembrar que a compressa não pode ser usada por um tempo excessivo, para que não ocorram queimaduras ou em regiões do corpo que são menos aquecidas, como o rosto, ou o dorso das mãos e pés. “Evite também colocar a compressa sobre hemorragias ou hematomas, pois a vasodilatação pode aumentar o risco de sangramento”, complementa Dr. Cocco.

 

Para obter bons resultados, a compressa deve ser feita de duas a três vezes ao dia, a temperatura deve estar de acordo com a resistência da pessoa, deixando-a no local até ela esfriar.

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença