Olheiras - Foto/Getty Images
SAÚDE

Como tirar as olheiras: veja dicas que podem melhorar seu aspecto

Dermatologista fala sobre as principais características da olheira e como se livrar delas

Juliana Gardesani Publicado em 15/04/2019, às 12h30 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

Quem nunca gastou um corretivo inteiro tentando esconder as olheiras? Essa tão temida mancha escura, que marca a região logo abaixo dos olhos, pode ser causada por fatores externos, como noites mal-dormidas e rotina corrida, o que acaba causando estresse.

No entanto, segundo a dermatologista Simone Veloso, professora de Dermatologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), uma das principais causas das olheiras é a pessoa ter uma cavidade do globo ocular mais profunda.

“Também existe o acúmulo de melanina e hemossiderina na pele fina dos olhos, olheira pigmentar; aumento da vascularização nas  pálpebras inferiores, quando os vasinhos podem ser vistos pela transparência da pele, olheira vascular”, explica.

A má-notícia é que ela pode ser hereditária. “A história familiar está presente em muitos casos, pois é muito comum pacientes cujos pais possuem olheiras desenvolverem alterações semelhantes com o passar dos anos”, ressalta.

COMO MELHORAR A OLHEIRA?

Com exceção de quando o quadro genético, existem algumas atitudes que ajudam a deixar a mancha embaixo dos olhos menos marcada. Confira!
 
Mantenha o sono em dia, pois quando a pele está descansada, tudo fica menos marcado; 

Faça acompanhamento médico para tratar rinite alérgica ou qualquer outro problema que cause congestão nasal;
Uma dica caseira e rápida de como amenizá-las é lavar a região dos olhos com água fria. Nesta temperatura, ela ajuda os vasos sanguíneos a se contraírem. Isso, por fim, vai diminuir o inchaço;

Também dá para fazer uma compressa todas as manhãs. Pode ser enrolando uma pedrinha de gelo em um pano, ou molhando o tecido e colocando-o no freezer. Feito isso, mantenha a compressa por 15 minutos na região.

COMO TRATAR NO CONSULTÓRIO?

Existem algumas opções:

Olheiras com rugas e flacidez:  resultados mais eficazes são alcançados com  a aplicação de laser de CO2 ou peelings químicos médios-profundos, que renovam e estimulam o colágeno local, reduzindo consideravelmente as rugas e a flacidez.

Olheiras com bolsas: o tratamento de eleição  é o cirúrgico. A blefaroplastia deve ser realizada por um cirurgião plástico.

Olheiras pigmentadas: cremes para este tipo de escurecimento da pele auxiliam no clareamento local , entretanto, para casos mais resistentes mais resistentes, recomendável a aplicação de peelings químicos, laser fracionado ou luz intensa pulsada. Manter o sono regular e realizar o tratamento da rinite alérgica ou qualquer outra causa de congestão nasal também previne a piora do escurecimento da região.

Olheiras com sulcos profundos: o tratamento é realizado com preenchimento de ácido hialurônico pelo médico dermatologista.

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença