dicas para parar de fumar - Shutterstock

Saúde em dia: dicas de especialista para parar de fumar

Conhecido como dia nacional do combate ao fumo, o dia 29 de agosto tem tudo para ser o pontapé inicial na rotina de quem quer uma vida mais saudável

Texto: Greyce Alvarenga Publicado em 28/08/2015, às 15h29 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

Com o objetivo de alertar a população quanto aos riscos que o cigarro traz, o dia 29 de agosto passou a ser a data nacional de combate ao fumo. Felizmente, o tabagismo está em declínio:  Em 1989 o percentual de fumantes de 18 anos ou mais no país era de 34,8%. Já em 2013, de acordo com pesquisa mais recente para essa mesma faixa etária em áreas urbanas e rurais, este número caiu para 14,7%. “O cigarro é, conforme já definido pela Organização Mundial de saúde, a maior causa isolada evitável de adoecimento e mortes precoces em todo o mundo. É reconhecido como uma doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental semelhante ao que ocorre com o uso de outras drogas como álcool, cocaína e heroína”, diz pneumologista Gabriel Santiago, da Policlínica Granato.

+ Aliado do emagrecimento: anote a receita do chá queima barriga

Quem deseja parar com o vício deve ter em mente que o desafio é realmente complicado. Para começar, evite frequentar os mesmos lugares de fumante, já que isso torna a tentação mais acessível; explique aos amigos, eles com certeza irão entender e talvez até caminhem com você nessa! Segundo Gabriel, o combate necessita de um acompanhamento multriprofissional, baseando-se na terapia comportamental, associado ao acompanhamento médico e farmacológico."Fora isso o fator mais importante para o sucesso do tratamento, é a resolução do paciente, que é adquirida através da percepção do efeito maléfico e possíveis complicações do efeito do cigarro, e o ganho considerável em qualidade de vida com a interrupção do hábito”, afirma.

+ 6 erros capilares que você deve deixar para trás

A dieta também merece atenção. Reduzir o café e o álcool, por exemplo, faz toda diferença! O ex fumante também deve tomar cuidado para não ocupar o tempo, que antes era do cigarro, com outros vícios, como consumindo alimentos muito calóricos. "Às vezes, oferecemos a substituição de hábitos. Muitos pacientes substituem o cigarro pelo chiclete ou bala. Estimular exercícios físicos também é muito importante”, completa o médico.

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença