Para ser absorvida, a vitamina D precisa dos raios solares - Shutterstock

Sete benefícios oferecidos pela vitamina D

Só se fala nesse nutriente presente em peixes, leites e derivados, e que depende da exposição solar para se fixar no organismo. E existem boas razões para tamanho destaque. Veja só!

Patrícia Affonso Publicado em 30/09/2015, às 12h12 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

1. Fortalece os ossos
O nutriente é essencial para a absorção adequada do cálcio, mineral que fortalece ossos e dentes. Pessoas com deficiência de vitamina D chegam a aproveitar 30% menos de cálcio proveniente da alimentação.

2. Alívia dos desconfortos da TPM
Mais vitamina D no corpo significa, também, mais cálcio. E mais cálcio, por sua vez, garante menor incidência das cólicas menstruais. A explicação: o nutriente controla as contrações musculares que ocorrem no ventre e geram o desconforto.

3. Mantém o coração saudável
A vitamina superpoderosa atua no controle das contrações do músculo cardíaco, responsáveis pelo bombeamento de sangue. E tem mais: permite o relaxamento dos vasos sanguíneos, ajuda a regular a pressão arterial e protege as artérias da formação de placas.

4. Auxilia na manutenção do peso
A vitamina D está envolvida na produção da insulina. Sua deficiência reduz os receptores desse hormônio nas células, levando à resistência, que obriga o pâncreas a produzi-lo em maior escala. O resultado: o organismo fica com o processamento do açúcar prejudicado, passa a acumular mais gordura e o apetite aumenta.

5. Importante para a saúde do cérebro
Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Exeter, no Reino Unido, levantaram que pessoas com baixos níveis de vitamina D têm uma probabilidade 53% maior de desenvolver demências e são 70% mais propensas a desenvolver o mal de Alzheimer em comparação as que apresentam quantidades aceitáveis do nutriente. Em indivíduos com deficiência severa do nutriente, o risco sobe para 125% e 120%, respectivamente.  

6. Reforça as defesas do corpo
Níveis adequados de vitamina D no organismo garantem proteção extra contra a contaminação por vírus e bactérias. E uma vez que a contaminação ocorre, quem conta com boas reservas do nutriente se recupera mais rápido. Isso porque a vitamina modula as células de defesa e estimula a produção de um tipo de proteína que combate as infecções.

7. Favorece a gestação
No primeiro trimestre ela pode evitar os temidos abortos espontâneos, causados por rejeição do organismo à implantação do embrião no útero. Já no final da gravidez é um fator protetor contra a pré-eclâmpsia (hipertensão arterial na gestante). 

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença