Cuidados com a higiene íntima também afastam o problema - iStock
Saúde

Suor e calorão favorecem a candidíase; veja como se proteger

Tirar o biquíni molhado assim que chegar da praia ajuda na prevenção

Máxima Digital Publicado em 31/12/2017, às 08h03 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

A principal queixa durante os meses mais quentes do ano nos consultórios de ginecologia são os incômodos causados pela candidíase. Apesar de a infecção poder ocorrer durante o ano todo, no verão, como suamos mais e ficamos por longos períodos com o biquíni molhado no corpo, o perigo aumenta. “Nossa flora genital natural é composta por fungos e bactérias que vivem em equilíbrio, nos protegendo de infecções. Porém, situações como calor excessivo, umidade e abafamento podem promover um desequilíbrio desta flora e criar oportunidades para o aumento da população de fungos”, esclarece Naira Scartezzini Senna, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade São Luiz São Caetano.

Os sintomas mais clássicos são coceira na região genital e saída de secreção branca e espessa pela vagina. Também pode surgir ardência ao urinar e dores na relação sexual. “O diagnóstico é clínico e pode ser feito com um simples exame ginecológico, onde o médico verificará a presença de vermelhidão nos genitais e acúmulo de secreção característica da infecção por fungos”, diz a médica. O tratamento normalmente é simples, com antifúngico e pomadas anti-inflamatórias que amenizam a coceira e a vermelhidão. No entanto, não tome remédio por conta própria. Apenas o médico, de acordo com o quadro do paciente, pode receitar o melhor tratamento.

Confira alguns cuidados de higiene íntima para diminuir o desequilíbrio da flora genital e reduzir as chances de multiplicação dos fungos na região:

- Absorventes diários são vilões no combate aos fungos, pois aumentam a temperatura da região íntima e promovem abafamento com aumento da umidade. Eles devem ser usados apenas durante a menstruação ou em situações específicas.

- A princípio sabonetes líquidos íntimos não têm contraindicação. Prefira aqueles sem perfumes ou corantes agressivos à vulva.

- A roupa de banho deve ser trocada com regularidade. Não permaneça com biquínis ou maiôs úmidos por muito tempo.

-O ideal é que a roupa íntima seja bem lavada e seca. Evite pendurar e secar calcinhas no banheiro. Por ser um ambiente pouco arejado, a roupa pode ficar úmida e se tornar um ambiente propício os fungos.

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença