Tudo que você precisa saber sobre transplante capilar - Freepik
Transplante capilar

Transplante capilar: tricologista desvenda mitos e verdades sobre o assunto

Para esclarecer dúvidas recorrentes à respeito do transplante capilar, o tricologista Dr. João Gabriel Nunes desmistifica pontos importantes sobre procedimento que vem crescendo cada vez mais no Brasil

Máxima Digital Publicado em 28/04/2021, às 16h22

O setor da beleza é um dos que mais tem crescido no Brasil. A vaidade está alinhada com os procedimentos estéticos que estão cada vez mais aprimorados no mercado.

Muito tem se falado sobre a vaidade masculina e calvície. De acordo com a Sociedade Brasileira do Cabelo, cerca de 42 milhões de brasileiros sofrem da doença que pode ser atrelada a diversos fatores, como o estresse, má alimentação, uso inadequado de produtos capilares e a predisposição genética.

Os procedimentos para tentar reverter essa situação são inúmeros, mas o transplante capilar é, atualmente, o mais utilizado no mundo para o tratamento da queda de cabelo aguda.

Pensando na relevância dos cabelos para a vaidade masculina, o médico João Gabriel Nunes, especialista em tricologia do Centro Médico Capilar, ramo da medicina que estuda os cabelos, elencou seis mitos e verdades sobre o procedimento, que ainda gera muitas dúvidas nos pacientes.

A técnica F.U.E. (Follicular Unit Extraction) é o procedimento cirúrgico mais procurado pelos pacientes de transplante capilar?

“VERDADE! O método é favorito dos clientes por ser um procedimento artesanal que tem como objetivo deixar um aspecto harmônico. Por respeitar a densidade e a angulação das hastes capilares, a técnica F.U.E deixa uma aparência mais natural.”, disse o tricologista.

O procedimento é minimamente invasivo?

“VERDADE! O procedimento é minimamente invasivo sim. O médico retira fio a fio da área doadora para transplantar para a parte do couro cabeludo que está calva. São colocados, aproximadamente, 50 a 100 fios a cada cm², e é possível fazê-lo em uma sessão, quando a área do paciente permite.”, disse Dr. João.

Após o transplante capilar a pessoa precisa ter uma semana de repouso?

“MITO! O paciente que realiza o transplante capilar pode retornar às atividades no dia seguinte. Só é preciso alguns cuidados onde foram implantados os fios, para que a continuidade do tratamento seja saudável e segura.”, explicou.

Os fios que foram implantados, se caírem, não nascem mais?

“MITO! Os fios podem sim cair, mas são extremamente resistentes. Uma
grande vantagem desta técnica é que os fios implantados são geneticamente protegidos contra a queda.”, esclareceu o tricologista.

O transplante capilar dá resultado somente nas pessoas que perderam pouco cabelo?

“MITO! As pessoas que possuem o topo da cabeça sem cabelo, sem terem uma boa área doadora também podem voltar a ter os cabelos cheios e cheios de vida. O transplante capilar é indicado para diversos tipos de casos, e é sempre indicado procurar um tricologista, alinhar a realidade X expectativa, avaliar todo histórico e entregar um diagnóstico assertivo.”, explicou Dr. João.

Os cabelos que forem transplantados ficam com a aparência de “cabelo de boneca”?

“MITO! É possível conseguir um excelente resultado e muito natural, selecionamos fios unitários para iniciar a linha frontal e com mais densidade, seguimos com um degradê até a coroa, aplicando técnicas de visagismo e referência do próprio paciente com fotos de quando ainda tinha suas características preservadas. Por respeitar a densidade e a angulação das hastes capilares, a técnica F.U.E deixa uma aparência mais natural. O paciente terá cabelos saudáveis e, como principal benefício, vai recuperar sua autoestima.”, disse o tricologista.

 

Transplante capilar

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença