exercício - shutterstock

Treino Anti-TPM

Aprenda posições de pilates para fazer em casa e aliviar o desconforto físico da Tensão Pré-Menstrual

Texto: Diane Neubüser Publicado em 03/08/2015, às 11h26 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

“Inchaço e dor nas mamas e nas pernas, dor de cabeça, cólica e aumento abdominal são sintomas normais da Tensão Pré-Menstrual”, explica a ginecologista Cristina Carneiro (SP). O desconforto aparece por causa da variação hormonal que antecede a menstruação. Como se trata da natureza feminina não há cura, mas é possível conseguir alívio com exercícios básicos de pilates que você pode fazer no conforto da sua casa. Confira o plano de exercícios da instrutora Patricia Bueno:

1. Mobilização do tornozelo

Posição Inicial: Deite de costas em uma superfície reta e segure uma das pernas em um ângulo de 90 graus. Mantenha a outra perna flexionada com o pé apoiado no chão.

Movimento: Inspire esticando o pé e expire flexionando-o até que fique paralelo ao corpo. Repita dez vezes com cada perna.

Objetivo: Minimizar as dores e inchaço das pernas e lombar.

2. Arcos de femur 

Posição inicial: Deite de costas com um pé apoiado no chão. Erga e flexione a outra perna de modo que forme um ângulo de 90 graus.

Movimento: Inspire fundo e, ao expirar, gire a articulação do fêmur e o quadril abrindo a perna que estava levantada (mantenha o joelho flexionado e a coluna colada ao chão). Repita dez vezes com cada perna.

Objetivo: Lubrificar a articulação do quadril e fortalecer o abdômen para evitar dores.

3.Ponte

Posição Inicial: Deite de costas com os pés apoiados no chão na linha do quadril e joelhos.

Movimento: Inspire fundo e, ao expirar, eleve o quadril articulando a coluna, tirando vértebra por vértebra do chão. Inspire mantendo a posição de ponte. Expire devagar ao descer o quadril, recolocando vértebra por vértebra no solo. Repita dez veses.

Objetivo: Alongar e fortalecer a coluna, abdômen e região posterior das pernas. Favorece a circulação sanguínea e diminui a cólica e os desconfortos na lombar e pernas.

4. Swan

Posição inicial: Deite de barriga para baixo com as mãos apoiadas do lado do peito e os ombros abaixados, longe das orelhas.

Movimento: Inspire fundo e, ao expirar, estenda a coluna com a força do abdômen (evite se apoiar com as mãos). A intenção é estender apenas a região do peito, sem tirar a barriga do chão. Repita dez vezes.

Objetivo: Diminuir cólica e dores na lombar e melhorar a digestão.

5. Gato

 

Posição Inicial: Quatro apoios com mãos apoiadas na linha do ombro e joelhos apoiados na linha do quadril.

Movimento: Inspire fundo e expire flexionando a coluna (a cabeça se volta para baixo, em direção ao quadril). Inspire novamente e expire estendendo a coluna (a cabeça e quadril vão em direção ao teto). Repita o ciclo dez vezes.

Objetivo: Minimizar dores na região lombar e cólicas.

 

Fotos: Divulgação Studio Pilates Patricia Bueno (SP)

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença