O local pode ser adaptado para oferecer momentos de relaxamento e confraternização - Shutterstock

6 dicas para decorar varandas e terraços

As mudanças trazem tranquilidade e aconchego ao ambiente

Gabriella Gouveia Publicado em 02/02/2017, às 13h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

As varandas e os terraços estão ganhando um protagonismo cada vez maior em apartamentos. Essa tendência é uma ótima opção para aumentar a área de convivência ou descanso, principalmente nos espaços menores. Para ajudar na decoração do cantinho mais desejado da casa, a Suvinil preparou algumas dicas, confira abaixo:

1.    Se o objetivo é criar uma área que proporcione tranquilidade e equilíbrio, opte por tonalidades acolhedoras, como os verdes. Para trazer harmonia e leveza para a decoração opte por tons de verde e azul. Escolha objetos que estimulem o descanso para complementar o ambiente, como uma rede ou cadeiras confortáveis. Pedras e plantas também passam a sensação de serenidade.

2.    Para quem não abre mão da natureza dentro de casa, pode optar por jardins verticais. Nos espaços pequenos, a dica é colocar pequenos vasos em uma estrutura de madeira. Se a preferência for por suculentas, a sugestão é colocar nichos com diferentes vasinhos em uma das paredes do espaço.

3.    Aposte em tonalidades terrosas, como Lenha e Choconhaque, para os vasos e outros elementos da decoração. Essas cores ajudam a contrastar e harmonizar com a delicadeza das flores.

4.    Outra opção é optar por um efeito decorativo, como o Bambu. Além de facilitar a combinação, este efeito, rústico e sofisticado ao mesmo tempo, é uma ótima pedida para trazer sensação de aconchego ao ambiente. 

5.    Se a varanda é o local de integração entre amigos e familiares e muito usada para churrascos e jantares, por exemplo, escolha cores que proporcionem alegria e diversão. A combinação dos tons Papoula e Lenha nas paredes ganham ritmo e descontração com pitadas de tonalidades mais vibrantes, como Apatita, Vermelho-amor, Amarelo-bandeira e Samambaia. A pintura de bancos, cadeiras ou vasos de plantas são alguns exemplos de como injetar essas cores no ambiente.

6.    Para quem prefere uma composição mais simples, pode apostar em elementos locais, que ganham vida com a paleta nostálgica e ao mesmo tempo vibrante composta pelo tom terroso Lenha, a base neutra Areia do Deserto e pela força das cores opostas Mostarda Dijon e Azul-royal.

Leia também

3 serviços essenciais que você pode conseguir de graça


5 filmes fofos para assistir no Dia dos Namorados


3 regras para ter dinheiro sempre


Cozinha sempre cheirosa


Grupo Rouge lota avenida de São Paulo e emociona foliões


Precisa decorar algo? Talvez o segredo esteja no horário dos estudos...