Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Famosos / Umectação

Umectação: Especialista ensina passo a passo de tratamento capilar feito por Jade Picon

A tricologista Raquel Tavares listou os benefícios do processo de cuidado

Máxima Digital Publicado em 03/05/2023, às 15h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Umectação: Especialista ensina passo a passo de tratamento capilar feito por Jade Picon - Instagram
Umectação: Especialista ensina passo a passo de tratamento capilar feito por Jade Picon - Instagram

A atriz Jade Picon já assumiu: a umectação é sua aliada para manter em dia a saúde dos cabelos. Mas afinal, o que é a umectação? 

A tricologista Raquel Tavares revelou que consiste em nutrir os fios, por meio da aplicação de óleos, procedimento fundamental para devolver brilho, sedosidade e maleabilidade aos fios. 

“Essa técnica surgiu na Índia e é usada há muitos anos. A técnica repõe nutrientes lipídicos que ajudam a melhorar o frizz, o ressecamento e aquele aspecto de porosidade. Esses benefícios ocorrem porque, com a aplicação dos óleos, as cutículas dos fios ficam mais seladas, preservando a saúde deles por mais tempo”, explicou a especialista.

Em cabelos quimicamente tratados ou com colocação, por exemplo, a umectação pode ser aplicada nas áreas mais danificadas; para os cabelos naturalmente oleosos, essa técnica não é a mais indicada, mas, em geral, não aumenta a oleosidade, se feita da maneira correta, segundo Raquel, da Rede de Salões D’Concept. 

O tratamento é simples, benéfico para todos os tipos de cabelo e, dependendo do grau de danos dos fios, precisa ser feito de uma a duas vezes por semana. 

Aprenda a umectar seu cabelo, de acordo com as dicas da especialista:

1º passo: não lave os cabelos antes de fazer a umectação;

2º passo: separe o cabelo em mechas nem muito finas e nem muito grossas; 

3º passo: coloque o óleo nas mãos e, em seguida, aplique mecha a mecha, massageando de cima para baixo.

ATENÇÃO: não aplique na raiz dos fios; 

4º passo: deixe o óleo agir por, no mínimo, 30 minutos, podendo fazer uso de touca. Quanto mais ressecado estiver o cabelo, maior pode ser o tempo de pausa. Para realizar a umectação noturna, faça esses passos antes de dormir e deixe até manhã do dia seguinte;

5º passo: após a pausa, lave os fios como de costume com água morna ou fria. Sempre evite a água quente. Se preferir, use uma linha de tratamento nutritivo que tenha óleos em sua formulação.

Para completar, Raquel citou quais óleos podem ser usados: “Indico aqueles de origem vegetal e que sejam puros, como óleo de macadâmia, de avelã, de abacate ou de semente de uva. Existem também outras opções de produtos que são fáceis de encontrar e que já contém esses óleos em sua fórmula, além de ativos como vitamina E”.

Ainda, a especialista ressaltou e acrescentou: “Esses são os primeiros passos para seu cabelo voltar a ter vida novamente. Afinal, quem não quer ter fios, que além de lindos, são saudáveis?”.