Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Especialista lista 5 dicas para se prevenir do burnout

Dr. Paulo Lessa, médico, apontou a importância de se cuidar e evitar ser uma das vítimas da chamada “Síndrome do Esgotamento Profissional”

Máxima Digital Publicado em 25/09/2023, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Especialista lista 5 dicas para se prevenir do burnout - Freepik
Especialista lista 5 dicas para se prevenir do burnout - Freepik

Também chamada de “Síndrome do Esgotamento Profissional”, a Síndrome de Burnout é uma preocupante realidade nos dias de hoje. Ocasionada por situações de trabalho desgastante, trata-se de um distúrbio emocional onde o indivíduo apresenta exaustão, estresse e esgotamento físico, impossibilitando-o de conduzir suas atividades de maneira saudável e satisfatória. De acordo com a Associação Nacional de Medicina do Trabalho, a ANAMT, cerca de 30% dos trabalhadores brasileiros sofrem com este problema.

Segundo o médico Dr. Paulo Lessa, CEO Instituto Lessa, é essencial estabelecer limites e criar uma rotina que se adapte às suas atividades individuais, além de estar atento a sintomas que antes não eram tão comuns, como fadiga constante, irritabilidade e falta de motivação.

Pensando nisso, contamos com a ajuda do profissional para compor uma lista com cinco dicas que podem te ajudar a prevenir o burnout. 

1. Priorize o autocuidado

Dr. Paulo Lessa inicia apontando a necessidade de reservar, diariamente, um tempo para si mesmo. “Pratique atividades que lhe tragam prazer e relaxamento, como meditação, exercícios físicos e hobbies”, disse.

2. Imponha limites

Por mais que possa ser difícil para algumas pessoas, aprender a dizer “não” é necessário. Estabelecer limites no trabalho e na vida pessoal, segundo ele, evita que qualquer um fique sobrecarregado de tarefas e responsabilidades.

3. Encontre equilíbrio

Busque o equilíbrio entre trabalho, lazer e descanso. “É possível fazer isso identificando as áreas de sua vida que estão em desequilíbrio e, dessa forma, fazer ajustes para que a rotina fique mais balanceada”, alertou o médico.

4. Saiba reconhecer seus limites

Também é muito importante saber reconhecer seus limites físicos e mentais. Quando necessário, aprenda a delegar funções e peça ajuda ao se sentir sobrecarregado.

5. Cuide da sua saúde mental

Todas as opções anteriores já se incluem neste quinto tópico, mas o médico explica que buscar o apoio de profissionais de saúde mental faz muita diferença. “Psicoterapia e aconselhamento podem ser recursos valiosos para ajudar alguém a lidar com o estresse e, em consequência, prevenir o burnout”, explicou.

Prevenir esta síndrome é fundamental para preservar a saúde e bem-estar de todo indivíduo. Adotar uma rotina equilibrada e adaptada às suas necessidades individuais é fundamental para evitar que o estresse excessivo cause um risco maior. Priorize-se e cuide de si mesmo.