Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Saúde e Bem Estar / Protetor solar

Protetor solar: Especialista explica a importância do uso do produto

A Dra. Fernanda Nichelle explicou a importância do uso do protetor solar

Máxima Digital Publicado em 13/12/2023, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Protetor solar: Especialista explica a importância do uso do produto - Freepik
Protetor solar: Especialista explica a importância do uso do produto - Freepik

De acordo com a Dra. Fernanda Nichelle, especialista em beleza e saúde da pele, a nossa pele fica mais sensível no verão, já que tende a ficar mais exposta à radiação ultravioleta e também ao infravermelho, que é o calor.

E, afinal, como cuidar da pele nessa época? A médica orientou o uso e, principalmente, a reaplicação do filtro solar, à medida que a exposição aos raios solares sem proteção adequada pode facilitar o aparecimento de manchas e aumentar as chances de desenvolver câncer de pele.

“Sempre oriento para que, independente do protetor solar escolhido, a aplicação do protetor seja realizada a cada três horas, principalmente se a pessoa estiver exposta ao sol de maneira direta, ou se tiver contato com a água.”, disse a especialista.

A modelo e apresentadora Júlia Pereira contou sobre a sua experiência e o porquê de seguir esse tipo de cuidado.

"Se eu tomar muito sol, vou ficar toda manchada. Não tenho mais as sardinhas bonitas que eu tinha na infância. Além disso, eu sou muito branquinha. Eu amo o sol e, por mim, eu poderia ficar horas me bronzeando. E eu posso até me bronzear, mas as manchas vêm junto.”, disse ela.

Júlia, que está aguardando a segunda filha, contou que em sua primeira gestação começou a reparar no aumento das manchas na pele.

“Um dia eu estava tomando sol com protetor solar com baixo fator e em questão de 15 minutos já consegui ver as manchas. A partir desse dia, decidi que precisava me cuidar. E realmente melhorou bastante, quase todas as manchinhas que eu tinha no rosto saíram.”, falou.

Ela continuou: “Todos os dias pela manhã, eu passo filtro solar no rosto. Se eu for pra  qualquer caminhada no parque, ou algo do tipo, eu passo nas regiões expostas”.

A Dra. Fernanda afirmou que é importante lembrar de aplicar o protetor solar em regiões como nuca, orelhas, pescoço, colo, antebraço, planta dos pés e dorso das mãos, que são indiretamente expostas à luz solar, podendo sofrer danos provenientes da radiação ultravioleta. Além disso, as pessoas que não possuem cabelo também devem passar filtro solar no couro cabeludo.

Outro ponto de atenção são as tatuagens. Atenção tatuados, a radiação ultravioleta pode mudar a cor da tattoo! A Dra. Fernanda orientou sempre seus pacientes para que não exponham suas tatuagens diretamente ao sol.

"O ideal é usar um filtro solar de amplo espectro, que combate os raios ultravioleta e a luz visível. Se possível, use roupas que apresentam proteção UV no tecido também.", disse.