Organize-se e ganhe mais foco e habilidade mental

A capacidade de se ordenar é o segredo para conseguir manter o foco nas tarefas importantes e ampliar a habilidade mental

Texto: Andréa Soares

Organize-se e ganhe mais foco e habilidade mental | <i>Crédito: Shutterstock
Organize-se e ganhe mais foco e habilidade mental | Crédito: Shutterstock
CLARIFIQUE O CÉREBRO

■ LIMPE A MENTE
O neurocientista David Levitin, professor da McGill University, em Montreal (Canadá), ensina: pegue uma folha de papel e anote tudo que vier à cabeça. Ao final, você terá clareza do que está disputando a sua atenção e conseguirá decidir as prioridades. 

■ BUSQUE APOIO
Sabe quando lembramos a cada cinco minutos que algo precisa ser feito? Esse era um mecanismo que fazia sentido quando não havia a escrita e dependíamos de nossa memória para sobreviver, mas hoje há alternativas. Anote-as assim que elas surgirem. Pode ser em um aplicativo, um bloco de notas ou em um caderno.

PLANEJE A ROTINA

■ LIMITE SEU TEMPO
Estabeleça períodos fixos para se dedicar a determinadas tarefas. Você pode reservar 30 minutos só para checar os e-mails, por exemplo. Também vale ficar indisponível por alguns instantes quando precisar de foco total. Avise colegas que você estará imerso numa atividade durante certo tempo. 

■ CRIE A LINHA DA URGÊNCIA
Tenha um e-mail — ou outro meio de comunicação — reservado somente para urgências e compartilhado com um número seleto de pessoas. Assim, dá para saber que, se for interrompida, é por um motivo que realmente vale a pausa.

ORGANIZE O SEU COMPUTADOR

■ ADOTE UM PADRÃO
Estabeleça um jeito corriqueiro para nomear os arquivos e separe os documentos em pastas. Fica mais fácil encontrar depois. O mesmo raciocínio vale para as senhas. Como não é seguro ter um único código para tudo, faça pequenas variações. 

■ TENHA AMBIENTES PRÓPRIOS
Se você usa o mesmo computador para o trabalho e a vida pessoal, separe as atividades em duas contas. E coloque papéis de parede diferentes para cada um dos usuários: ajuda o cérebro a se situar. Um conselho para a conta do trabalho: desabilite as redes sociais.

ARRUME A SUA CASA

■ SEPARE UM ESPAÇO PARA O TRABALHO
Não largue as coisas do escritório em qualquer canto. Ache um local específico para trabalhar e sempre faça as atividades ali — preferivelmente longe do quarto. Como o cérebro cria uma memória para cada ambiente, se você trabalhar na cama não vai conseguir dormir à noite. 

■ DESENVOLVA HÁBITOS
Especialmente para objetos que você usa constantemente (a chave do carro, o carregador do celular, o controle da televisão...) e que se perdem na bagunça. Assim que chegar em casa, coloque tudo no mesmo lugar e jamais altere a ordem desses gestos.

06/03/2017 - 11:50

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